Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonia

Tim Brasil está na mira de concorrentes

Claro, Brasil Telecom e, possivelmente, Telefônica teriam interesse na segunda maior operadora de telefonia móvel do país

Depois de a Claro e a Brasil Telecom terem demonstrado interesse para comprar a TIM Brasil, o mercado agora espera que o grupo espanhol Telefônica faça também sua oferta pela segunda maior operadora de telefonia celular do país. Se concretizada, a aquisição poderia chegar a cerca de R$ 24 bilhões (9 bilhões de euros) e seria uma das maiores já realizadas no país.

Nessa segunda-feira, o presidente da TIM Participações, Mario Cesar Pereira de Araújo, afirmou que a Telecom Italia recebeu duas propostas de aquisição para as operações brasileiras de telefonia celular do grupo italiano.

Segundo reportagem do jornal "Valor Econômico", essas duas empresas seriam a Claro, que já teria apresentado proposta formal, e a Brasil Telecom, que teria manifestado interesse mas não apresentado oferta oficial. O jornal italiano "Corriere della Sera" também informa que o empresário mexicano Carlos Slim, controlador da Claro, fez oferta pela TIM.

Nesta terça-feira, a corretora Merrill Lynch anunciou que rebaixou sua recomendação sobre as ações da Telefônica de "compra" para "neutro" por esperar que a empresa faça uma oferta de compra da TIM Brasil. A Telefônica já controla a maior operadora de celulares do país, a Vivo, em parceria com a Portugal Telecom. O jornal "Valor Econômico" também aponta a Telemar, que é dona da Oi, como interessada na TIM.

"A TIM Brasil está à venda, esperamos que a Telefónica lance uma oferta para a tomada de controle", afirmou a Merrill Lynch, que avalia em 8,8 bilhões de euros a operadora de telefonia celular brasileira da Telecom Italia. Em setembro, quando saíram as primeiras notícias sobre a possibilidade de venda da TIM Brasil, o governo italiano estimou o valor da empresa em 7 bilhões a 9 bilhões de euros (R$ 24,4 bilhões).

Na segunda-feira, ao divulgar a queda dos seus lucros , a Telecom Italia havia confirmado que avaliava uma proposta de compra, mas não deu o nome das empresas e nem falou em valores.

"Em vista de uma muito recente e não solicitada proposta de aquisição, a diretoria ordenou à administração que negocie a possível venda das atividades do grupo de celular no Brasil", declarou a empresa em um comunicado que anunciava os resultados nos primeiros nove meses do ano.

A TIM Participações no Brasil divulgou na segunda-feira lucro de 20,3 milhões de reais para o terceiro trimestre, revertendo resultado negativo de 308,4 milhões de reais registrado há um ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.