O gerente de marketing para a Região Sul da operadora de telefonia móvel TIM, Vicente Melgaré, diz que os planos lançados pela Vivo são muito parecidos com os que a TIM já oferece. "Existem alguns benefícios semelhantes aos nossos, principalmente no pacote para quem viaja muito ou faz downloads", compara. Os clientes que contratam os planos TIM Brasil recebem minutos para usar fora da área de registro, mensagens SMS e de foto, além de downloads gratuitos. Segundo Melgaré, esses planos estão em vigência desde junho do ano passado e surgiram a partir de pesquisas de público e observação do mercado.
A concorrente Claro também possui planos similares aos que a Vivo lança agora. "Nossos planos são bem flexíveis e as opções pós-pagas têm diversos serviços incluídos, como minutos, torpedos e dados grátis", conta o diretor regional da operadora para o Paraná e Santa Catarina, Francisco de Oliveira. Recentemente, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) divulgou um estudo que concluiu que as tarifas mais competitivas no estado são as da empresa mexicana. "O concorrente está observando e se adequando", avalia Oliveira. A Brasil Telecom preferiu não comentar o lançamento da Vivo.



