• Carregando...
Acesso baixo a 4G justifica foco na tecnologia anterior | Antônio More/ Gazeta do Povo
Acesso baixo a 4G justifica foco na tecnologia anterior| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Mais que expandir a sua rede de internet móvel mais rápida disponível no mercado, o 4G, a TIM vai priorizar seus investimentos na rede 3G, uma geração anterior de banda larga para celular. Nos planos da operadora para 2014, por exemplo, está previsto que 75% dos recursos sejam destinados para a rede 3G, enquanto a tecnologia 4G deve receber 17% do montante previsto para o ano. Já fruto deste movimento, a operadora vai aumentar a capacidade de transmissão de dados para suas antenas da internet móvel de terceira geração.

A tecnologia, chamada pela empresa de 3G MBB (mobile broadband), permitira que até 42 megabits por segundo (Mbps) sejam distribuídos por cada estação rádio-base (ERB) da operadora em Curitiba – hoje, cada antena compartilha 28 Mbps. O investimento, que consiste na troca do cabeamento de fibra ótica da rede de distribuição da empresa e os equipamentos das estações, está em fase final.

A escolha da operadora em priorizar a rede mais antiga se baseia nos preços atuais dos aparelhos compatíveis com a frequência 4G. "Nós queremos pulverizar a rede 3G enquanto os aparelhos que acessam a rede LTE ainda são muito caros para o público em geral", afirma o diretor nacional de rede da TIM, Carlo Filangieri.

Com isso a empresa prevê um salto na população atendida pela internet móvel de terceira geração no estado. Dos atuais 74% de cobertura da população urbana com a tecnologia, a TIM pretende oferecer o 3G para 91% dos paranaenses até o final do ano que vem e que em 2015 todos os municípios do estado estejam dentro da área de cobertura. No 4G, o crescimento deve ser de 19,7% para 25,2% da população.

De acordo com Filangieri, o novo serviço será oferecido aos atuais clientes da rede 3G, sem acréscimo no valor dos planos e com uma velocidade comparável ao da rede LTE. "Um usuário consegue uma velocidade de download médio de 12 Mpbs com uma conexão 4G e no nosso serviço MBB ele poderá chegar a 9 Mpbs", afirma.

A empresa também está negociando para ampliar a sua malha de fibra ótica pelo interior do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]