• Carregando...

Boleto manuscrito

Fui tentar pagar um boleto numa casa lotérica apenas com o número do documento, mas não consegui. Pedi à empresa um novo boleto, e me foi enviado, por e-mail, um documento com código de barras, em que o valor estava manuscrito – novamente, o dono da lotérica se recusou a receber o pagamento. Por que a lotérica não aceitou o documento manuscrito? E por que não consegui pagar a conta apenas com o número do boleto, já que, há poucos meses, eu havia feito o mesmo procedimento, com sucesso, em uma outra lotérica?

José Carlos ScarduelliCuritiba-PR

Resposta

A gerência da Caixa Econômica Federal esclareceu que, por norma, as lotéricas não aceitam boletos manuscritos. A empresa que emitiu o boleto ao leitor José Carlos Scarduelli, a Assiscon, afirmou que o procedimento é comum, e que nunca houve problemas com esse tipo de documento – de fato, as agências bancárias recebem boletos manuscritos, desde que o documento seja daquele próprio banco.

A Caixa também esclarece que houve uma mudança na orientação às lotéricas para recebimento de contas: desde o início de maio, esses estabelecimentos não aceitam pagamentos feitos apenas com o número do boleto. Agora, é exigido um documento físico, que fica arquivado por 90 dias para conferência de eventuais inconsistências. Caso não exista o documento, as lotéricas podem, se quiserem, assumir o risco e receber o pagamento, mas serão responsabilizadas e descontadas por qualquer irregularidade – fato que motiva a maioria a não aceitar esse tipo de pagamento.

* * * * * *

Ponha a boca no trombone

Envie suas reclamações sobre relações de consumo e sugestões para esta página. Elas serão editadas e publicadas como cartas ou darão origem a reportagens de alerta aos consumidores. Não respondemos a consultas individuais. Editora Gazeta do Povo Redação – Página Direitos & Deveres – Praça Carlos Gomes, 4 – Curitiba-PR.

consumidor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]