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A Toyota dará início hoje ao recall do Corolla no Brasil, que será feito em duas etapas. A convocação é devido à falha na fixação do tapete, que pode prender no acelerador, ou pelo não uso do produto original.

O problema atinge as versões Altis, XEi 2.0; XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8; e XLi 1.6, fabricados a partir de abril de 2008.

Nessa primeira etapa, a empresa irá apenas verificar se o consumidor tem o tapete genuíno no veículo e, caso não possua, irá prestrar "esclarecimento sobre a importância de sua não utilização".

Até agora, o item era opcional, e muitos consumidores adquiriram tapetes que não eram próprios para o modelo. Os novos Corolla virão ainda com um adesivo no para-brisa alertando para o risco em caso de deslocamento do tapete.

A empresa também solicitou a "remoção imediata do tapete do lado do motorista, não o substituindo até que a verificação por um dos distribuidores da Toyota tenha sido realizada."

Na segunda fase, ainda sem data definida, serão substituídos os tapetes não genuínos pelos originais. Será feita ainda a entrega de um encarte do manual do proprietário, relativo ao uso e à fixação dos tapetes.

A montadora informou ainda que "acredita firmemente que o Corolla produzido no Brasil não apresenta qualquer vício ou defeito que possa colocar a saúde e segurança dos consumidores em risco."

Histórico

O recall da Toyota no Brasil com o Corolla deverá envolver mais de 100 mil veículos. A montadora fabricou 132.729 carros Corolla no Brasil entre abril de 2008 e março de 2010, sendo 26.657 para exportação, segundo dados divulgados pela empresa à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Auto­­motores (Anfavea). Portanto, até o mês passado foram 106.072 pro­­duzidos para o mercado nacional, envolvidos no recall.

A convocação só foi definida depois de reunião da Toyota com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, e com Procons estaduais. No encontro, a empresa se comprometeu em chamar os clientes para verificação dos tapetes do modelo Corolla.

A empresa informou em nota que "constatou que o mau posicionamento ou instalação incorreta do acessório genuíno, tapete do motorista, bem como o uso de tapete não genuíno incompatível com o projeto do veículo, pode afetar o retorno do pedal do acelerador."

Serviço:

Para mais informações, a Toyota disponibiliza o telefone 0800 703 0206 ou o site www.toyota.com.br.

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