• Carregando...
Toyota Prius deve ser importado do México | Divulgação
Toyota Prius deve ser importado do México| Foto: Divulgação

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta terça-feira (30) que vai propor uma substituição gratuita da bomba do líquido refrigerador de 650 mil veículos em todo o mundo de seu modelo híbrido Prius, mas fez questão de destacar que este não é um recall.

Do total de unidades envolvidas no chamado, 390 mil foram comercializadas nos Estados Unidos, 180 mil no Japão e 70 mil na Europa. Os modelos do Prius afetados foram fabricados entre 2004 e 2007.

"Esta é uma campanha destinada a satisfazer os clientes, uma ação voluntária da empresa, diferente de um recall, que é um procedimento decidido juridicamente", afirmou o porta-voz da Toyota, Paul Nolasco.

A maior montadora mundial propõe aos donos dos modelos envolvidos a troca da bomba utilizada para a circulação do líquido refrigerador para o controle da temperatura do motor, que pode aumentar de maneira excessiva e provocar problemas no funcionamento da peça.

O porta-voz disse que se o problema for detectado, o veículo tem condições de continuar circulando.

"Caso um superaquecimento aconteça, o veículo não vai parar, e sim terá a potência reduzida", afirmou Nolasco.

O porta-voz disse ainda que nenhum acidente foi registrado em consequência do problema.

Uma grave crise no fim de 2009 e início de 2010 obrigou a Toyota a convocar o recall de mais de 10 milhões de automóveis no mundo por uma série de problemas técnicos, em particular nos pedais de aceleração, que poderiam ficar bloqueados.

A montadora vendeu mais de dois milhões de Prius, um modelo de carro "ecológico" com um motor híbrido (gasolina e eletricidade), desde 1997.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]