• Carregando...

A Toyota Motor pode fazer um recall de até 270 mil veículos no mundo para reparo de um problema no motor. A operação, segundo o jornal japonês Asahi, pode custar à montadora 20 bilhões de ienes (228 milhões de dólares).

A Toyota informou que fará o anúncio formal do recall na segunda-feira, cobrindo 90 mil sedãs de luxo.

Um representante do ministério dos Transportes do Japão afirmou ter sido informado de que a Toyota também está planejando um recall na América do Norte e Europa. Representantes da montadora nos Estados Unidos informaram que uma análise interna sobre os motores será completada na próxima semana. Eles não divulgaram quantos carros poderão fazer parte do recall.

A Toyota não confirmou o custo estimado dos recalls, que seria equivalente a 74 mil ienes (844 dólares) por veículo.

Desde setembro, a Toyota tem passado por uma crise de segurança que levou a empresa a fazer recalls de mais de 10 milhões de veículos no mundo, a maior parte por risco potencial de aceleração não intencional. Cerca de 7,3 milhões de veículos fizeram parte de recall nos Estados Unidos.

"Os investidores pensavam que a Toyota implementou um duro sistema de controle de qualidade e a reação do mercado é 'está acontecendo de novo?'. Mas temos que ter em mente que as montadoras sempre fazem recalls de carros e a maioria deles não é tão divulgada", disse Fumiyuki Nakanishi, gerente da SMBC Friend Securities.

O recall mais recente cobre sete modelos de sedãs Lexus e o sedã Crown da Toyota cujos motores podem parar em casos raros por causa de molas defeituosas de válvulas.

Nenhum acidente ou feridos foram atribuídos ao problema, afirmou a Toyota.

Os modelos Lexus que podem ser afetados pelo problema são GS 350, GS 450h, GS 460, IS 350, LS 460, LS 600h e LS 600hl. Os modelos com "h" são híbridos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]