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O Brasil como marca mundial de valor será o tema da 12ª Feira de Gestão, do FAE Centro Universitário, em Curitiba, de 2 a 4 de outubro. A coordenadora do evento, Adriana Pelizzari (foto), contou ao repórter Pedro Brodbeck que a ideia é mostrar como explorar a identidade nacional nos negócios.

O que será apresentado nesta edição da Feira?

Teremos palestras com personalidades, como o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e a diretora de comércio exterior da São Paulo Alpargatas (dona da Havaianas), Ângela Hirata. Também vamos apresentar exemplos da universidade que fizeram intercâmbio e receberam propostas de trabalho fora do país. A proposta é integrar mercado e academia.

Como a feira promove ess a integração?

Temos um prêmio anual de projetos acadêmicos escolhidos de acordo com o tema da edição. No ano passado, com Desafios do Milênio, levamos os trabalhos para a Siena College, nos Estados Unidos. Um dos projetos, de banco de sangue para maternidades, despertou interesse da Cruz Vermelha americana. Para este ano, escolheremos seis projetos com o tema da identidade brasileira e esperamos dar a eles a visibilidade que conseguimos no ano anterior perante o mercado.

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O lado humano da tecnologia

Qual é a quantidade de dados gerados pelos milhões de aparelhos digitais espalhados pelo mundo? O projeto "The Human Face of Big Data" (O Lado Humano da Grande Quantidade de Informações) quer responder a essa pergunta – e você pode participar. Patrocinado pela EMC, o projeto entra no ar na próxima terça-feira, quando qualquer pessoa com um iPhone ou um smartphone Android poderá baixar um aplicativo do programa.

Durante uma semana, as pessoas que baixarem o app serão convidadas a responder a uma série de perguntas sobre si próprias e a comparar as respostas com outros usuários ao redor do mundo. Até o trajeto diário de cada um poderá ser mapeado. O objetivo é conseguir extrair uma "fotografia" de um curto período da vida do maior número de pessoas possíveis. O projeto será transformado em livro e documentário. Mais informações no site http://launch.thehumanfaceofbigdata.com/

Expo mundial 2020

A cidade de São Paulo afina a candidatura para sediar a Expo Mundial 2020, evento criado em 1851 para promover a inovação e o relacionamento comercial entre países, e que tem sido gerador de várias oportunidades de negócios. No dossiê apresentado ao Bureau International des Expositions (BIE), organizador do evento, a cidade lista suas qualificações e apresenta detalhes do Parque de Eventos Expo SP, que será construído em uma área de 5 km², custará R$ 4 bilhões e será o maior centro de eventos do mundo, superando o de Hannover, na Alemanha.

Considerado o maior evento do mundo, com duração de seis meses e a participação de mais de 120 países, a Expo Mundial tem potencial para atrair 30 milhões de visitantes. Na última edição, em 2010, Xangai recebeu 80 milhões de pessoas. A próxima, em 2015, será em Milão. A eleição da sede de 2020 será feita em novembro de 2013, em Paris. São Paulo disputa com Dubai (Emirados Árabes Unidos), Ekaterinburgo (Rússia), Izmir (Turquia) e Ayutthaya (Tailândia).

Pado vai exportar

Com fábrica em Cambé, no Norte do Paraná, onde trabalham 1,5 mil pessoas, a Pado finaliza um investimento de R$ 50 milhões, iniciado há três anos, para vender seus cadeados e fechaduras de alto padrão em países da América Latina e Oriente Médio. A unidade é a única do mundo a manter um sistema de montagem de cadeados totalmente automatizado, com tecnologia indoor.

Aos 76 anos de atividade, a Pado detém 68% do mercado nacional e comemora o lançamento de linhas desenvolvidas em parceria com a BMW Designworks USA e design patenteado, além de linha de licenciados, que permite a produção de cadeados com personagens da Disney e clubes de futebol do Brasil, em parceria com a CBF.

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