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A Transferro Operadora Multimodal anunciou ontem que está disposta a negociar com o governo do Paraná um novo contrato de locação de locomotivas e vagões, em substituição ao contrato firmado com a Ferropar, operadora responsável pela estrada de ferro de Guarapuava a Cascavel, que entrou em falência em dezembro. Contudo, a empresa entende que antes disso os equipamentos não podem ser usados, afirmou o advogado da empresa, João Marcelo Fernandes Mendes.

A Transferro tinha contrato de locação de 16 locomotivas, 15 vagões e outros equipamentos com a Ferropar. Com a falência, o contrato existente perde sua validade, conforme a empresa. "A falência da Ferropar extinguiu a relação contratual existente e a conseqüência natural seria a imediata retomada dos vagões e locomotivas por parte da Transferro", afirmou a empresa por nota, na sexta-feira.

O Paraná retomou oficialmente o controle da ferrovia e agora prepara uma medida para assegurar a permanência da frota. "Não vamos admitir que, na iminência de escoamento da safra, essa frota saia daqui", afirmou Samuel Gomes, diretor da Ferroeste, empresa estatal que assumiu a operação. Ele reconheceu que os equipamentos pertencem à Transferro, mas argumentou que a Ferroeste tem o direito de assumir o contrato, ou seja, transferi-lo para o novo operador da ferrovia.

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