• Carregando...

O governo do estado lançou ontem, na abertura da 35.ª Expoingá, o programa Trator e Equipamentos Populares Solidários. O projeto é semelhante ao Panela Cheia, adotado no primeiro mandato de Requião. A estimativa é beneficiar 321 mil pequenos e médios agricultores, enquadrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. O governo espera negociar com as montadoras de tratores e implementos agrícolas a redução de até 30% nos preços. "Esperamos financiar mil tratores ao ano. É uma oferta de mercado que pode conseguir preços menores da indústria e, ainda, buscamos descontos sobre a porcentagem paga às revendedoras", disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini. O valor a ser pago pelos agricultores será convertido em produtos, com a garantia do preço mínimo pelo Palácio do Iguaçu.

De acordo com o vice-governador Orlando Pessuti, a medida do governo vai permitir a renovação da frota, a aquisição de maquinário e a melhoria da produtividade na pequena e média propriedade. Ele sugeriu também que o governo do estado, em conjunto com os deputados federais do Paraná, elabore e encaminhe para o Congresso Nacional uma lei que possibilite a produção ou a importação de adubos e defensivos agrícolas "genéricos".

Pessuti afirma que é preciso agir igual o governo federal quando abriu o mercado para os medicamentos genéricos. "Na agricultura também é possível cultivar e colher, com qualidade e produtividade, sem estar atrelado às indústrias multinacionais", garante. O vice-governador destaca ainda que além de preços justos, custos menores e investimento em tecnologia é necessária uma política que estabeleça critérios de crédito e seguro. "É o básico para assegurar a produção do campo", frisa.

Expoingá

A Expoingá prossegue até o dia 20. Nesse período, desfilarão pelo Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro sete mil cabeças de animais, entre bovinos, eqüinos, caprinos, ovinos e outros. A expectativa dos diretores da Sociedade Rural de Maringá, organizadora do evento, é de que a feira movimente, no total, R$ 60 milhões. O público esperado é de 500 mil pessoas.

Um dos destaques da Feira é a Exposição Túnel do Tempo. Uma mostra de fotos e objetos, que conta a história dos 60 anos de Maringá, comemorados ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]