• Carregando...
O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com jornalistas no gramado da Casa Branca, Washington DC, 9 de agosto de 2019
| Foto: Nicholas Kamm / AFP

Quase seis semanas depois de afirmar que havia concordado "em princípio" em um acordo comercial parcial com a China, o presidente Donald Trump sugeriu nesta quarta-feira (20) que o acordo não poderia ser finalizado este ano por causa de falta de movimentação chinesa. Os comentários de Trump, feitos durante uma visita a uma fábrica de fornecedores da Apple no Texas, surgiram quando os investidores pareciam estar ficando impacientes com sua incapacidade de cumprir o acordo prometido.

Perguntado por um repórter se o acordo seria concluído este ano, o presidente disse: "Eu ainda não queria fazer isso porque não acho que eles estejam avançando para o nível que eu quero". Após quase um ano de diálogos, os negociadores permanecem empacados em várias questões centrais, incluindo a extensão dos compromissos chineses de comprar produtos agrícolas americanos e a disposição dos EUA de reverter seus planos tarifários.

O presidente não fez nada para dissipar a incerteza. "Continuamos conversando com a China. A China quer fazer um acordo. A questão é: quero fazer um acordo? Porque gosto do que está acontecendo agora. Estamos recebendo bilhões e bilhões de dólares", disse Trump a repórteres. em uma referência enganosa às suas tarifas sobre produtos chineses, que são pagos por empresas americanas.

Nos bastidores, Trump está mais ansioso para anunciar um acordo finalizado e está sendo aconselhado por seus consultores comerciais a diminuir suas expectativas, de acordo com um alto funcionário do governo que pediu anonimato para descrever deliberações internas.

O Dow Jones Industrial Average afundou quase 200 pontos nas negociações do meio-dia, após um relatório da Reuters de que o chamado "primeiro estágio" pode não ser concluído este ano, um risco que o presidente já havia reconhecido em 8 de novembro.

"Compreensivelmente, quanto mais as negociações durarem, mais os investidores se preocupam com o fato de nunca haver uma solução para a disputa tarifária", disse Andy Rothman, estrategista de investimentos da Matthews Asia em São Francisco. "Mas não vejo nenhuma evidência de que Trump tenha mudado de ideia sobre a importância de fazer um acordo, então acho que isso será feito". O Dow recuperou quase metade de seu declínio antes de fechar em 27.821,09, queda de 0,4%.

Enquanto isso, a Casa Branca rebateu especulações de que o acordo estaria definhando. "As negociações continuam e estão sendo feitos progressos no texto do acordo da primeira fase", disse o porta-voz Judd Deere em comunicado por e-mail.

Backfire

Em 11 de outubro, o presidente norte-americano chamou repórteres à Casa Branca para proclamar que "um acordo de princípio" havia sido alcançado com a China. Trump cancelou um aumento de tarifa planejado para o final daquele mês em troca do que chamou de "um acordo muito substancial na primeira fase". Naquele momento, Trump disse que a China concordou em dobrar suas compras anuais de produtos agrícolas dos EUA para mais de US $ 40 bilhões; abrir seu mercado de serviços financeiros; apertar suas proteções de propriedade intelectual; e abster-se de usar a moeda como arma comercial.

"Eles estão muito próximos, mas conseguir esses dois ou três por cento está se mostrando difícil", disse uma pessoa que foi informada pelos negociadores de ambos os lados, mas não estava autorizada a falar com os repórteres.

Os planos para os presidentes americano e chinês de assinarem o acordo em uma cúpula em meados de novembro da Ásia-Pacífico entraram em colapso quando o governo anfitrião no Chile cancelou a reunião em meio a uma onda de distúrbios domésticos.

O próximo prazo potencial que pode forçar um compromisso é 15 de dezembro, quando a próxima rodada de tarifas de Trump deverá atingir cerca de US$ 160 bilhões em produtos chineses. Espera-se que essas tarifas desapareçam se um acordo for alcançado, de acordo com fontes familiarizadas com as negociações, que pediram anonimato porque não estavam autorizadas a falar com a imprensa, mas as autoridades chinesas querem que os EUA concordem com um roteiro que acabaria por eliminar todas as tarifas que Trump impôs desde que a guerra comercial começou no ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]