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A principal atração da semana de moda são os desfiles. Mas não a única. Boa parte do sucesso do evento pode ser creditado ao agito nos bastidores e áreas VIPs da estrutura montada no piso G1 do shopping Crystal. São estandes, lounges e ambientes onde acontece de tudo. Cada fashion show na passarela dura, no máximo, vinte minutos. Antes, há filas e tumulto para entrar. Rola muita conversa e pedidos desesperados para os seguranças e encarregados, na tentativa de conseguir sentar em cadeiras privilegiadas - isso, para quem não tem convite numerado com lugar marcado na sala de desfiles.

Há, ainda, a espera para o início de cada desfile. São pelo menos quarenta minutos de expectativa, com repórteres e cinegrafistas circulando no ambiente para entrevistar famosos e anônimos, até que as luzes se apaguem e comece o show na passarela.

Enquanto modelos exibem os looks da estação, do lado de fora o burburinho diminui, mas não pára. Muita gente continua circulando pelos corredores do Crystal Fashion. Há atrações de todos os tipos. Para entrar na maioria dos ambientes, é preciso portar as famosas pulseirinhas de acesso, ou credenciais. Muita briga e choradeira rola nos bastidores por conta da batalha por pulseirinhas.

Champagne

Muitos colunistas sociais da cidade montam ambientes para receber convidados, que posam para cliques com a inevitável taça de champagne na mão. Um desses lounges, burlando as regras de segurança, permitia que os visitantes acendam cigarros. Uma grossa cortina preta na entrada escondia a fumaça e segurava o som eletrônico que rolava no local. No estande de um restaurante, ao final do corredor de entrada, outro DJ animava a galera. No final da noite, os mais animados faziam desses locais suas baladinhas particulares.

Já quem precisasse de uma dose extra de energia para enfrentar a maratona podia fazer parada estratégica na sala ao lado, pertencente a uma revista. Ali, em vez de bebidas alcoólicas, café expresso feito na hora era servido com pão de queijo quentinho.

Descolados

O lounge da Natura, com o tema do Humor - também nome do perfume recém-lançado pela empresa - foi um dos mais disputados. Além da decoração esperta, o local reunia o maior número de pessoas bonitas e descoladas do evento. Como atrações, a possibilidade de fazer uma maquiagem com a artista Juliana Barbosa, que trabalhava no local; as comidinhas e drinques diferenciados preparados pela chef Daniela Prosdócimo; a presença de convidados como o cartunista Adão Iturrusgarai ou o top maquiador Marcos Costa; ou a chance de ser presenteado um kit de bolsa e perfume da Natura.A maquiadora Juliana encarnava como ninguém o espírito de bom humor da empresa patrocinadora do Crystal Fashion. Sempre rindo, e naturalmente animada, transformava mulheres comuns em divas, com seus pincéis, pós e batons. Relações-públicas do lounge, Eliane "Minhoca" de Lemos também espalhava sua dose de humor junto aos convidados, fazendo todos se sentir à vontade.

A chef Daniela, além de comandar a cozinha, circulava cumprimentando conhecidos e recebendo elogios pelos canapés espertos. "Em uma semana como essa, passo o dia me alimentando de cheiros de comida, de tanto que trabalho. Minha única refeição consistente acaba sendo o café-da-manhã, porque no resto do dia, além de não ter tempo, fico experimentando e respirando comida", contou.

Comidinhas diferentes foram também atração no ambiente da TVA Sul. A chef Letícia Krause se inspirou em novas tendências de gastronomia para preparar mimos como cones com salpicão de camarão, cata-vento de ameixa com bacon e pirulito de pernil com tomate cereja. O espumante Baccio (beijo) complementou os sabores exóticos. Depois de alguns drinques e degustações, os convidados especiais eram levados ao estúdio de TV para dar entrevistas.

Gelada

No corredor principal, outro "pit-stop" obrigatório dos mais espertos era o lounge da Kaiser e Coca Light. Além, claro, da cerveja sempre muito gelada, a atração era bater uma foto no estúdio do ambiente, animado pela voz da cantora paranaense Rogéria Holtz. A imagem era revelada e transformada em imã de geladeira. Muitas das fotos serão publicadas na próxima revista Aplauso, publicada pela Spaipa no Paraná.O cartunista Adão "fugiu" várias vezes do espaço da Natura, na noite de sexta (28), para saborear copos de Kaiser geladinha. Na mesma noite, a jornalista Erika Palomino, especialista em moda, visitava o local a convite da empresa, que patrocina um de seus projetos em São Paulo. Nas mesinhas do lounge, outros jornalistas aproveitavam para discutir o que haviam visto na passarela. Uma das diversões era combinar miniaturas de sandálias Havaianas coloridas com os tons de esmalte de unha que estão na moda para o inverno.

CliquesOs dois lounges da Gazeta do Povo/RPC, logo em frente, também fizeram sucesso. Em um deles, decorado com o tema moda, o fotógrafo Gustavo Gonçalves clicou mais de 150 pessoas por noite. Os visitantes podiam escolher um acessório glamuroso para ser fotografados. As imagens iam quase que imediatamente para o hotsite de cobertura do Crystal Fashion. "Quase todas as mulheres escolhiam o boá de penas pink", revelou Gonçalves.

O outro ambiente foi montado para divulgar a novela Cobras&Lagartos, com pufes, almofadas e outros objetos referentes ao tema. Ali, as pessoas podiam "se jogar" nos pufes e tapetes para assistir aos capítulos da nova novela das sete da Globo, exibida em um telão de plasma.Na última noite do Crystal Fashion, uma das visitas mais animadas do lounge da Gazeta foi de uma fã que conseguiu pegar no ator Cauã Raymond. "Vou amputar e emoldurar minha mão", brincava Fabiana Muradás, ao pedir para ser fotografada.

Ela foi apelidada pelos amigos de "Katilce", em referência à fã que foi beijada, no palco, pelo cantor Bono no show do U2 em São Paulo.

Concorridos

No final do corredor principal, ao lado da sala de desfiles e colados aos camarins, estavam os lounges mais concorridos: a sala de imprensa e o espaço da Revista Caras. Na primeira, jornalistas credenciados buscavam informações e fotos, com a assessoria de imprensa, e usavam os computadores conectados à internet. Também para esse espaço eram levadas as celebridades depois dos desfiles, para conceder entrevistas. Bebidas e canapés da Nani Carvalho Gastronomia eram servidos no local, para alegria dos profissionais ocupados em registrar todos os momentos da semana de moda.Já o lounge da Revista Caras, decorado com temas orientais pela dupla Dado Dantas e Ilse Lambach, era de longe o mais disputado. Entre velas, objetos de antiguidade, bombons assinados pela doceira chique Viviane Malucelli, taças de champagne e canapés, circulavam socialites, famosos locais, celebridades de fora e poderosos em geral. Alguns intrusos conseguiam, vez ou outra, furar a barreira dos seguranças para conferir o ambiente.

"O que tem de ´carteiraço´ não está fácil", confidenciou o produtor Paulo Martins, coordenador dos desfiles. Ele se referia à grande quantidade de pessoas que tentava entrar nos camarins e áreas VIPs com o manjado "sabe-com-quem-está-falando". Rigoroso quando o assunto é manter a privacidade de modelos, celebridades e convidados, Martins terminou a semana exausto, mas feliz com o sucesso alcançado em mais uma maratona fashion.

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