Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
viagem

Turista quer ver mais do que apenas a paisagem

Empreendimentos rurais apostam no apetite por experiência do visitante para ganhar competitividade

Heinz e Hilka Ewert, de Witmarsum:  resgate da rotina dos colonos alemães pioneiros | Josué Teixeira/ Gazeta do Povo
Heinz e Hilka Ewert, de Witmarsum: resgate da rotina dos colonos alemães pioneiros (Foto: Josué Teixeira/ Gazeta do Povo)

Viver a cultura local. Este é o objetivo do turismo de experiência, conceito que pretende incrementar os empreendimentos do setor. A primeira experiência brasileira foi no Rio Grande do Sul, que criou um turismo interativo nos parreirais gaúchos. O Sebrae está de olho nos Campos Gerais para criar mais um destino turístico ligado ao turismo de experiência.

Munido de informações garimpadas em sites e redes sociais, o turista não se contenta apenas com a contemplação das paisagens. "Ele quer vivenciar a história do lugar que visita", explica a consultora do Sebrae Nádia Terumi Joboji. Assim, em 2006, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da região da uva e do vinho no Rio Grande do Sul colocou em prática o conceito do turismo de experiência, levando visitantes para conhecer a produção do vinho, com a exploração de parreirais e vinícolas. Hoje, há 23 empreendimentos que usam essa metodologia na rota da uva e do vinho.

Com o apoio do Sebrae e do Ministério do Turismo, em 2010, o projeto do turismo de experiência foi levado para mais quatro destinos nacionais: a Costa do Descobrimento, na Bahia; Belém, no Pará; Bonito, no Mato Grosso do Sul e a Serra Carioca, no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério do Turismo, são 140 empresas do setor que se encaixam no conceito nestes cinco destinos brasileiros.

Para fomentar o empreendedorismo, o Sebrae Nacional fez no final do ano passado uma pesquisa com outros destinos com potencial para desenvolver o segmento. Foram elencados a Rota dos Tropeiros, no Paraná, que compreende a região dos Campos Gerais; Areia, na Paraíba; o Vale do Café, no Rio de Janeiro; e novas oportunidades em Belém, no Pará; e Bonito, no Mato Grosso do Sul. Nos Campos Gerais, o Sebrae visitou nove estabelecimentos.

A implantação de uma rota turística no estado configurada como turismo de experiência ainda está no começo, mas a região tem iniciativas interessantes. "Os empreendedores já adotaram a prática intuitivamente. Mesmo sem conhecer o conceito, eles estudam melhores formas de atender aos clientes e agregar valor aos seus negócios", comenta Nádia. Na região, a história ligada à imigração europeia e ao tropeirismo podem ser exploradas no turismo.

Crescimento

Entre 2003 e 2009, a renda do setor de turismo cresceu 32,4%, conforme a pesquisa Economia do Turismo, publicada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O turismo gerou, em 2009, R$ 103,7 bilhões. O número de empregos cresceu 10,5% no período, chegando a 5,9 milhões de ocupações em 2009.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.