• Carregando...

A partir de desta quinta-feira (25), a história da radiodifusão londrinense ganha um capítulo especial com o início da transmissão digital da RPCTV Coroados, evento tecnológico que revoluciona a forma de ver e ouvir televisão, com ressonância, inclusive no mercado consumidor. A cerimônia oficial está marcada para 20 horas, na sede da emissora. "Trata-se de um momento muito significativo porque vai mexer com toda a população", analisa Silvana Postiglioni, gerente geral da emissora.

Ela tem razão. Desde que o sinal digital começou a ser transmitido, no final de dezembro do ano passado, mas não de forma contínua, a discussão sobre o ingresso de Londrina na era digital tomou conta dos lares e rodas de conversas. Entre dúvidas e expectativas, prevalece sobretudo a vontade de manter-se sintonizado com os sinais da modernidade.

"Isso é só o começo porque quando a interatividade for definitivamente desencadeada o telespectador poderá opinar no conteúdo", diz Silvana, citando a adequação e aperfeiçoamento de agências publicitárias e produtoras para o novo formato.

A cerimônia que marca o início da transmissão digital em Londrina será comandada por Leandro Costa, apresentador do Paraná TV 2ª edição. A partir das 20 horas entra no ar uma programação especial de estreia, seguida de um top de cinco segundos, depoimento de um artista global saudando o momento histórico, já que a TV Coroados é a segunda do Estado a contar com a TV digital. A emissora está no ar há 46 anos e desde 1979 pertence à Rede Paranaense de Televisão (RPC).

Um vídeo em alta resolução vai enfocar as vantagens que a TV digital trará, com direito a cenas de Londrina e também Curitiba – a primeira capital do Sul do País a contar, desde outubro, com a tecnologia. A torre da TV Coroados será iluminada com 12 canhões de lâmpadas led. Por extensão, o lançamento da TV digital em Londrina abre as comemorações dos 50 anos da RPCTV.

Várias autoridades confirmaram presença na solenidade, como o prefeito de Londrina, Barbosa Neto. Estarão presentes também os vice-presidentes do grupo RPC: Guilherme Cunha Pereira, Mariano Lemanski e Edvaldo de Melo; Luiz Claudio Vieira, diretor-geral da RPCTV; Silvana Postiglioni, gerente geral da RPC TV Coroados; entre outros representantes do grupo RPC e da TV Globo.

Sinal digital é gratuito a todos telespectadores

Durante toda a semana, o JL trouxe reportagens abordando diversos aspectos da era digital em Londrina. O sinal digital é gratuito a todos os telespectadores. Para captá-lo, basta ter apenas uma antena UHF, um televisor com conversor digital embutido com a identificação DTV ou adquirir um decodificador externo para ser acoplado (chamado de set-top-box).

Para receber o sinal digital, a RPCTV Coroados se preocupou em preparar o mercado londrinense. Foram ministrados cursos para gerentes e vendedores de lojas e antenistas da cidade com o objetivo de repassar informações sobre o funcionamento da nova tecnologia, uma vez que eles atuam diretamente com os telespectadores da emissora. Além disso, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) está realizando o atendimento aos telespectadores da RPCTV Coroados que têm dúvidas sobre a transmissão digital.

Fale com o repórter

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]