Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

Apps

Uber lança versão mais leve do seu app

Uber Lite promete entregar as principais funcionalidades com um app 97,2% menor

  • Da Redação
Carro de motorista da Uber identificado com adesivo. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Carro de motorista da Uber identificado com adesivo. Jonathan Campos/Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A Uber anunciou nesta terça-feira (12) uma nova versão do seu app para Android. Batizado de Uber Lite, trata-se de uma versão menor, mais leve e que consome menos dados para ser usada. O novo app está disponível, em caráter de testes, na Índia, mas deve ser lançado em outros países até o fim do ano.

Com o novo app, a Uber segue uma tendência que já alcançou outros apps famosos, como Facebook e Twitter, e até o próprio Android, que recentemente ganhou uma configuração mais leve chamada “Android Go”. O objetivo desses apps, que são mais simplórios, mas exigem menos da rede e do próprio aparelho, é melhorar a experiência do usuário que não tem condições ou interesse em adquirir smartphones mais caros.

LEIA TAMBÉM:Conheça como funcionam as versões “lites” de aplicativos populares

O Uber Lite tem apenas 5 MB, o que significa que ele é 97,2% menor que o app convencional da Uber para Android, que tem 181 MB. Desenvolvido do zero na Índia com base no que funcionários da Uber ouviram de usuários em países com infraestrutura deficitária e ampla base de smartphones simples, ele preza pela leveza e rapidez. A empresa afirma que o Uber Lite funciona “em qualquer rede e em todos os smartphones Android”.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2018/06/12/Economia/Imagens/Cortadas/Uber Lite-k46G-ID000002-1024x683@GP-Web.jpg
Telas do Uber Lite.Uber/Divulgação

As diferenças são notáveis e começam pelo mapa. Central e onipresente no app convencional da Uber, no Lite os mapas só são exibidos quando expressamente requisitados pelo usuário — uma medida para economizar o uso de dados e não travar o smartphone. O app também oferece sugestões de locais populares de destino a fim de diminuir a necessidade de digitação. Ao blog norte-americano TechCrunch , Peter Deng, head de experiência de corrida da Uber, disse que “você precisa digitar menos e pode tocar mais [nos elementos da tela]”.

Apesar da simplicidade, o Uber Lite preserva algumas funções avançadas que os usuários consideram essenciais: atendimento ao cliente de dentro do app e o compartilhamento do trajeto com terceiros.

A Índia foi escolhida para ser o berço do Uber Lite pela sua importância estratégica para a Uber. De acordo com o TechCrunch, 10% de todas as corridas feitas pela Uber são no país asiático. Lá, ela trava uma disputa acirrada com a Ola, player local que detém 45% do mercado e já oferece um app “lite”. A Uber tem 35% do mercado indiano.

Em outros mercados, a Uber cedeu e fechou acordos com players locais. Isso aconteceu na China (Didi), sudeste asiático (Grab) e Rússia (Yandex). Há rumores de que a Uber negocia um acordo similar com a Ola.

o que você achou?

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE