• Carregando...

Os líderes da União Europeia (UE) decidiram nesta segunda-feira (30) destinar os fundos estruturais disponíveis do bloco para apoiar programas de fomento do emprego juvenil, além de beneficiar pequenas e médias empresas, proposta que busca associar o ajuste fiscal ao crescimento econômico e à criação de emprego.

A aprovação do texto - na cúpula extraordinária realizada nesta segunda-feira em Bruxelas - foi anunciada nesta segunda-feira no Twitter pelo presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy.

O texto propõe destinar os fundos disponíveis a "mecanismos de apoio em grande escala para que os jovens possam trabalhar ou ter acesso a formação", além de elaborar "planos nacionais de emprego" - cuja execução será supervisionada de Bruxelas - reduzir a segmentação dos mercados de trabalho e diminuir os impostos trabalhistas.

A declaração - a primeira centrada exclusivamente na grave situação do emprego na UE - reconhece a existência de 23 milhões de desempregados no bloco atualmente e adverte que a taxa de desemprego "continuará alta" caso não melhore o ritmo de crescimento econômico.

O texto enfatiza a necessidade de resolver o problema do desemprego juvenil, que na Espanha afeta quase metade dos menores de 25 anos, maior taxa dentre os 27 países-membros da UE.

Em particular, a declaração pede a promoção dos programas de bolsas de estudos, estágios e intercâmbios no exterior, de modo que essas iniciativas representem "oportunidades reais para os jovens".

O objetivo é que todo jovem europeu que concluir sua formação disponha - num prazo máximo de quatro meses - de uma "oferta de boa qualidade" para trabalhar, continuar sua formação, realizar estágios ou programas de capacitação.

A proposta do bloco também busca destinar ajudas do Banco Europeu de Investimentos (BEI) e dos fundos estruturais às pequenas e médias empresas, além de reduzir a burocracia e os trâmites legais para as mesmas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]