• Carregando...

A Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão firmar um acordo de cooperação para estudos ambientais na zona portuária paranaense. A partir da assinatura da parceria, que deve ocorrer nesta sexta-feira, o Centro de Estudos do Mar da UFPR passa a desenvolver pesquisas de impacto ambiental dos portos e sobre a biologia marítima na região.

A iniciativa ocorre em meio a pressões do Ibama para que a Appa realize a regulamentação ambiental dos portos. No dia 8 deste mês, o órgão federal chegou a interditar as atividades em Paranaguá por descumprimento das leis ambientais. Após o embargo, suspenso após 8 horas, representantes da Appa e do Ibama negociam o es­­ta­­­belecimento de um cronograma de ajustes a serem feitos pelo porto para que receba o licenciamento ambiental.

Mario Lobo Filho, superintendente da Appa, afirma que a parceria com a UFPR não está sendo feita em função das exigências do Iba­ma. "A ideia é fazer um trabalho de pesquisa contínuo e permanente, para o caso de haver outras exigências ambientais no futuro. Para o licenciamento, contratamos uma outra consultoria, devido ao pra­­­zo curto dado pelo Ibama", afirma.

Porém Lobo Filho não descarta usar as pesquisas da UFPR como base científica das negociações pelo licenciamento ambiental. "Não descartamos a possibilidade que a universidade nos ajude nesse processo", ressalta. A assinatura do cronograma de regularização ambiental dos portos paranaenses está marcada para amanhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]