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A conquista do segmento premium no terceiro maior mercado cervejeiro do mundo é a missão da Budweiser no Brasil, marca da Ambev que chegou ao país há um ano e meio e que responde por cerca de 12% das vendas das cervejas premium. Para se destacar – e concorrer amigavelmente com outras marcas da própria Ambev, como Bohemia e Stella Artois –, a marca tem apostado em um posicionamento jovem, com ações e campanhas associadas às plataformas de música e esportes internacionais, apoiando eventos como o UFC e a Copa do Mundo. O gerente de marketing de Budweiser, Manuel Rangel (foto), conversou com a jornalista Fabiane Ziolla Menezes e contou um pouco sobre os planos da marca no país.

Que espaço a Budweiser está ocupando hoje no país?

A Budweiser veio para o Brasil para compor o portfólio de marcas premium da Ambev, que já detém marcas consolidadas como Bohemia, Original, Serramalte e Stella Artois. Com Budweiser, a Ambev pretende consolidar ainda mais sua atuação entre as marcas internacionais e dentro do mercado premium, que hoje representa 5% do mercado total de cervejas.

Em quais regiões a empresa está mais presente e qual a fatia de mercado estimada, no momento, entre as marcas Premium?

Há cerca de um ano e meio no país, a Budweiser superou as expectativas da companhia e hoje é a maior marca internacional no Brasil, com 12,4% de participação de mercado no segmento premium (Nielsen – dezembro/2012). Desde o lançamento no Brasil estamos apostando em ações e campanhas que traduzam o posicionamento da marca: "celebração e otimismo (Great Times Are Coming)" reforçando atributos como marca jovem, cool, moderna e antenada – visto que o consumidor brasileiro de marcas de primeira linha procura se diferenciar no momento de escolher a cerveja. A marca já tem distribuição em todo o Brasil e pode ser encontrada nos principais autoserviços, nos bares premium, em baladas, festas e em grandes eventos.

Que papel o Paraná tem na expansão e consolidação da marca no Brasil?

O Paraná possui um alto consumo per capita e o crescimento de volume no estado nos últimos anos vem superando as expectativas. Além disso, o Paraná é uma praça-chave para a Budweiser. O estado já é um dos maiores mercados de Bud no Brasil.

E quais as perspectivas para 2013?

Budweiser é uma marca jovem, cool, moderna e antenada. Temos como principais plataformas globais a música, esportes e o entretenimento, e vamos continuar apostando nessas frentes ao longo do ano. Buscamos impactar o nosso consumidor de diversas formas e sempre com algo que o surpreenda.

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Curitiba-Buenos Aires

A Aerolíneas Argentinas está interessada em operar um voo direto entre Curitiba e Buenos Aires a partir de setembro deste ano. De acordo com as informações da empresa, a operação seria diária, com exceção de sábado. A rota foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em junho de 2011, mas até o fim de 2012 a empresa aérea estatal ainda não havia manifestado interesse comercial.

Além de Curitiba, a empresa deve lançar voos em Belo Horizonte e Brasília. Entre os meses de julho e agosto (primeira quinzena), a companhia vai disponibilizar dois voos semanais entre São Paulo e Bariloche, operados com B737-700, além de um voo semanal para Ushuaia, operado por A340.

Viagem de trem

Agentes de viagem que estarão em Curitiba para o 19.º Salão Paranaense de Turismo no próximo fim de semana têm programa garantido no fim do evento. Mais de 400 profissionais vão conhecer a Serra do Mar em um passeio de trem oferecido pela BWT Operadora.

As vagas são limitadas e os participantes do evento precisam fazer a inscrição no estande da feira, que começa dia 28. A empresa também vai sortear entre os visitantes do evento um Citroen zero km, além de viagens e eletrônicos.

Para aprender a vender

Sem muito alarde, a Livrarias Curitiba criou uma universidade corporativa para treinar funcionários da rede, que emprega 900 pessoas. A mão de obra pouco qualificada ainda é um problema do setor e pode fazer a diferença entre realizar ou não uma venda. A primeira turma, de 30 alunos, está se formando em março.

Tempo de bacalhau

Maior importador de bacalhau do país, o grupo Pão de Açúcar comprou 2600 toneladas de variedades de Portugal e da Noruega. O volume é 5% maior que o da Páscoa passada. Mas cresceu 35% a quantidade de bacalhau dessalgado congelado, mais prático porque pode ir direto para a panela.

Para atender a todos os orçamentos, as lojas do Extra e do Pão de Açúcar têm tipos e cortes diferentes, desde o lombo de porto imperial até os filés e tequitos.

Prêmio para a inovação

O IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade) lançou nesta semana em Curitiba o Ciclo 2013 do Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão. O prêmio é uma iniciativa do Movimento Paraná Competitivo (MPC) e reconhece organizações públicas e privadas adeptas das práticas de gestão estabelecidas pelo Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O modelo estimula a inovação, a produtividade e a qualidade no ambiente de trabalho. As inscrições vão até dia 18 de março e outras informações podem ser obtidas no site www.ibqp.org.br.

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