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Thalita Guimaraes , Stacy Barbosa (em pé), Karin Villatore e Luanda Fernandes, da Talk Comunicação | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Thalita Guimaraes , Stacy Barbosa (em pé), Karin Villatore e Luanda Fernandes, da Talk Comunicação| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

Mercado

Transparência é a chave para prestação de serviços

Aldo Ribeiro, diretor executivo da Literal Link e presidente da Rede Brasileira de Comunicação Empresarial (RBCE), que congrega empresas de assessoria de imprensa, afirma que não existem dados consolidados sobre a quantidade de empresas brasileiras que contam com esse serviço. Estima-se, entretanto, que ele seria usado por 100% das grandes empresas, seja por meio de estruturas próprias ou terceirizadas. Entre as médias e pequenas, completa, o uso de assessoria de imprensa também cresce aceleradamente.

Para Ribeiro, é fundamental que as empresas construam um relacionamento com os jornalistas e, consequentemente, com a opinião pública. "Transparência gera confiança, fortalece a imagem institucional, gera credibilidade", completa.

Algumas das principais empresas de Curitiba que fazem assessoria de imprensa fecharam o ano de 2012 com resultados positivos. Na média, o número de clientes cresceu cerca de 35%. No ano passado, o Grupo Excom de Comunicação incorporou 14 novos clientes à sua carteira, conta a diretora, Cecile Freire Kruger. "Tivemos um excelente desempenho", afirma. O grupo, que em março vai completar 18 anos, conta atualmente com 40 clientes no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Talk Assessoria de Comunicação registrou um aumento de 43% no número de clientes. O bom índice reflete o crescimento do mercado de comunicação no Brasil e a estabilidade do setor. Segundo Karin Villatore, diretora da agência, o mercado vive um crescimento constante e mais empresas procuram os serviços ofertados pelas assessorias de imprensa, apostando na valorização da imagem da empresa.

Há 15 anos no mercado, a NQM Comunicação contabilizou no ano passado um aumento de 23,8% na sua carteira de clientes e atende agora 26 empresas em todo o país. O diretor presidente da NQM, Sérgio Wesley, conta que esse crescimento trouxe reflexo financeiro positivo. "Com isso, pudemos promover uma recomposição salarial que variou de 20% a 33% para nossa equipe de atendimento e realizar investimentos em infraestrutura, especialmente em TI", diz ele. Segundo Wesley, a NQM também ampliou sua presença dentro de alguns clientes, como na Cataratas do Iguaçu S/A, passando a cuidar também da Assessoria de Imprensa da EcoNoronha.

Positivo

Este ano, a Básica Asses­soria de Imprensa vai completar 14 anos com 24 cli­entes ativos. A jornalista Daniela Weber Licht, sócia da empresa, diz que o ano começa bem depois de um 2012 bastante positivo. "Registramos um crescimento de 22% se comparado à performance em 2011. As expectativas são de crescer ainda mais e, se possível, reforçar a equipe para conseguir manter a prospecção e o atendimento personalizado e com qualidade", completa.

A Ieme Comunicação – que tem o serviço de assessoria de imprensa como o responsável por 50% do seu faturamento – viu o número de clientes fixos (que fecham contrato anual de prestação de serviços) aumentar 20% em 2012. Já o faturamento cresceu 40%, conta Taís Mainardes, sócia-diretora da Ieme. Esse desempenho é fruto, principalmente, da quantidade de JOBs, serviços pontuais, e outros serviços de comunicação, explica a diretora. Com oito anos de existência e uma equipe de 19 profissionais, a Ieme atende 38 empresas com contratos anuais.

Combatendo concorrentes "estrangeiros"

Apesar do crescimento constante, as empresas de assessoria de imprensa com sede em Curitiba ainda precisam provar sua capacidade de fazer um bom trabalho. O diretor presidente da NQM Comunicação, Sérgio Wesley, diz que ainda falta "mudar no mercado paranaense a visão de que os fornecedores de comunicação de São Paulo são mais competentes e eficientes que os fornecedores locais". Segundo ele, há uma falsa impressão de que as assessorias daqui não têm acesso aos veículos de comunicação de São Paulo.

Aos poucos, as empresas locais estão conquistando os clientes daqui e também de fora, como é o caso da própria NQM e da Básica Assessoria de Imprensa, por exemplo. Daniela Weber Licht, sócia da Básica, conta que em 2012 eles conquistaram muitas contas de fora de Curitiba, "o que mostra a capacidade de pulverização da informação através de uma assessoria de imprensa".

Cecile Freire Kruger, diretora do Grupo Excom de Comunicação, faz uma ressalva e avalia que o mercado de assessoria de imprensa vem crescendo, "mas não da maneira como deveria". A assessoria de imprensa é um trabalho diário e inteligente de relacionamento com os veículos de comunicação, com um foco muito mais amplo e estratégico, diz ela. Infelizmente, completa, muitos que atuam no mercado não estão preparados para desenvolver e executar esses serviços e o resultado é o desgaste do setor perante às corporações e à própria imprensa.

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