• Carregando...
Matthew Broderick, astro de Curtindo a Vida Adoidado: quando o teaser do anúncio apareceu na internet, muitos pensaram que viria uma sequência do clássico dos anos 80 | Reprodução/YouTube
Matthew Broderick, astro de Curtindo a Vida Adoidado: quando o teaser do anúncio apareceu na internet, muitos pensaram que viria uma sequência do clássico dos anos 80| Foto: Reprodução/YouTube

Estrelas

Confira algumas das criações já anunciadas pelas marcas para o Super Bowl XLVI.

Ursos no Facebook

A Coca-Cola juntou elementos fortes em sua campanha para o Super Bowl 46. Além do comercial que vai ao ar no intervalo do jogo, dois dos famosos ursos da companhia – cada um torcendo para um dos times – vão acompanhar toda a partida pelo Facebook, reagindo a cada jogada realizada em tempo real. Com isso, além de utilizar os personagens símbolo da marca, a companhia ainda faz menção direta ao jogo e de forma interativa.

A volta de Ferris Bueller

O protagonista de Curtindo a Vida Adoidado voltou, e com ações que lembram bastante o personagem imortalizado por Matthew Broderick no filme de 1986. Não se trata, porém, do lançamento de um longa-metragem, mas de uma campanha feita para promover o modelo 2012 do Honda CR-V. Cheio de referências ao filme, a prévia do comercial já teve mais de 8,5 milhões de visualizações no YouTube.

Tempo para ir ao banheiro

Com a justificativa de que o seu comercial segue o perfil do banco e faz de tudo para bem servir os clientes, a propaganda do FirstBank é apresentada por um ator como o momento de os telespectadores irem ao banheiro – para, assim, não precisarem se preocupar em perder os "emocionantes comerciais nem o tempo do jogo". Nunca uma ida ao banheiro valeu US$ 3,5 milhões...

Serviço

O jogo entre New England Patriots e New York Giants começa às 21 horas (horário de Brasília) deste domingo, com transmissão para o Brasil pela ESPN e pela ESPN HD. Os anúncios, no entanto, não serão vistos pelo público brasileiro – apenas pelos norte-americanos, que assistirão ao jogo pela NBC.

Interatividade

Você já assistiu às prévias ou aos anúncios do Super Bowl na internet? O que achou dos comerciais?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

No próximo domingo, mais de 100 milhões de espectadores nos Estados Unidos não vão tirar os olhos da tevê. E não será apenas para acompanhar os lances do Super Bowl (a partida final do campeonato de futebol americano), mas também para assistir ao intervalo comercial mais famoso do mundo. Com a audiência sempre crescente – que em 2011 chegou a 110 milhões de pessoas – e a relevância que este jogo tem nos EUA, as marcas e agências transformaram os intervalos da partida na maior vitrine de filmes publicitários do ano.

INFOGRÁFICO: Veja as cifras que a publicidade do Super Bowl movimenta

VÍDEOS: Assista a comerciais famosos transmitidos durante o jogo

Não raramente, as produções feitas para este dia ficam entre as lembradas no Festival de Cannes, a principal premiação do setor. Ou seja, além de anunciar produtos, serviços e posicionamentos, as agências historicamente tentam imortalizar suas criações em um dia. "No Super Bowl, a propaganda representa tanto entretenimento quanto o jogo. As pessoas param em frente à tevê, como se os filmes fossem uma atração à parte. As marcas sabem disso e tentam ao máximo se destacar", diz Victor Afonso, diretor de criação da agência Master.

Investimento

Neste ano, não será diferente. O jogo entre New York Giants e New England Patriots, dois dos principais times do país, também ficará marcado pela aparição de marcas como Pepsi, Toyota, Honda, Coca-Cola, Volkswagen e Audi. Todas elas tentam, além de colocar seus comerciais na história, fazer valer os altos investimentos no Super Bowl, já que o valor de veiculação dos anúncios faz jus ao apelo do evento: cada 30 segundos de intervalo comercial custam pelo menos US$ 3,5 milhões (R$ 6 milhões).

Como não há nenhum evento desse porte no Brasil, a comparação fica com o programa mais caro da televisão brasileira, o Jornal Nacional, da Rede Globo. O seu custo para os mesmos 30 segundos de intervalo é de R$ 478 mil para veiculações nacionais. "O Super Bowl é um momento de expectativa para quem trabalha com criação. A mídia é caríssima e, por isso, existe uma forte pressão para que se chegue a um trabalho marcante. Ao mesmo tempo, porém, é um sonho para quem trabalha na área. Você vai estar presente em um espaço onde a boa propaganda impera", diz Ricardo John, diretor executivo de criação da JWT Brasil.

Anunciante aumenta expectativa na internet

Para tentar gerar a maior repercussão possível, as marcas que anunciam no Super Bowl tendem a fazer grandes apostas nas produções que serão veiculadas no domingo. Para isso, alguns dos caminhos escolhidos são a interação direta com o público e também a opção pelo humor – presente em quase todos os comerciais.

Para Ricardo John, diretor executivo de criação da JWT Brasil, esta é uma das marcas do "festival de propagandas" que ocorre no dia do jogo. "O estilo é muito eficiente, ainda mais para curtos espaços de tempo. É a emoção que conecta de forma mais rápida. E o norte-americano é bom nisto", afirma.

Ele lembra também das paródias de filmes conhecidos, que neste ano também ganharam um bom espaço. Entre elas, foram lembradas as referências à trilogia Crepúsculo, em comercial da Audi; ao clássico Curtindo a Vida Adoi­dado, pela Honda; e uma menção a Star Wars, pela Volkswagen, assim como no comercial que a marca havia veiculado em 2011.

Outro ponto comum das campanhas deste ano é a antecipação, como aponta o diretor de criação da Master, Victor Afonso. Muitos dos comerciais que serão veiculados no domingo já foram revelados, pelo menos em parte, nos últimos dias. Algumas das empresas anunciantes decidiram por fazer chamadas ou mesmo liberar parte do conteúdo do dia para fomentar ainda mais a expectativa pelo dia. Para Afonso, "a estratégia faz sucesso, mas é necessário que as marcas tenham cuidado para não diminuir o impacto que os comerciais terão no dia".

Veja as cifras que a publicidade do Super Bowl movimenta

* * * *

Assista a comerciais famosos transmitidos durante o jogo

Coca Cola

Honda

First Bank

Volkswagen

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]