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Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Organização de fotos é ponto alto do portal

Dos pontos principais do novo Live Spaces, talvez o que mais empolgue seja a organização das fotos – é possível, agora, criar álbuns por assunto e definir até cinco níveis de permissão de acesso – só amigos podem ver álbuns de seus filhos, por exemplo. Esta é uma característica explorada também no Facebook e, no Orkut, a falta deste elemento é o principal ponto negativo. Não é à toa, assim, que muitos usuários tenham abandonado recentemente a ferramenta de relacionamentos da Google em busca de mais privacidade.

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Rio de Janeiro – Houve um tempo, não muito distante, em que o Orkut reinava absolutamente sozinho no universo das redes virtuais de relacionamentos. O reinado, que até durou muito e acumulou mais de 20 milhões de usuários só no Brasil, começa a ser ameaçado por dois serviços que têm muitas semelhanças entre si: o Facebook e o MSN Spaces, da Microsoft, agora batizado de Windows Live Spaces. Segundo pesquisas realizadas pela Nielsen NetRatings, ambos estão anos-luz à frente do serviço do Google que é adorado pelos brasileiros no que concerne à adoção por parte dos usuários internet afora. Eles só perdem, em popularidade, para o MySpace, que ainda não decolou aqui no Brasil, pelo menos não junto "à galera". Agora, a Microsoft resolveu dar sua mais forte e importante cartada contra a rival Google: o Live Spaces ganhou versão final, um upgrade com roupagem nova e funcionalidades que deixam (mesmo) o Orkut no chinelo.

O visual do Spaces é muito parecido com o do Facebook e o serviço tem na integração com o Messenger seu principal bastião. Fica até difícil concorrer com um produto que conta com nada menos que 31,6 milhões de usuários só em território brasileiro (segundo o ranking de marcas na categoria Portais e Comunidades, que inclui aplicativos, do relatório de agosto de 2007 do Ibope/Nielsen NetRatings, MSN e Windows Live têm 82% de alcance da da internet domiciliar brasileira). Não é, definitivamente, um público a ser desprezado. E a Microsoft, que de boba não tem nada, sabe muito bem disso. Tanto que a versão final do novo Live Spaces tem a cara do usuário do Messenger, quando se excluir dessa equação os indefectíveis emoticons que fazem a cabeça e as telas dos usuários adolescentes – e de muito marmanjão por aí também.

A "cara" do Live Spaces é mais limpa e organizada, além de abusar das ferramentas de Web 2.0. E, claro, a idéia continua sendo promover a integração total do Spaces com o Messenger e destes dois com o Outlook, o Hotmail, o MSN e por aí vai. A integração, aqui, cai bem. E quem experimenta pode ficar com a sensação de perda de tempo na boca – por não ter testado antes.

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