• Carregando...
 |
| Foto:

Rio de Janeiro – Há cerca de um mês, Márcio de Souza Lopes, de 44 anos, viu uma ótima oportunidade de comprar um computador moderno e zerinho por apenas R$ 899. "Vi um anúncio num encarte de uma rede de supermercados e me empolguei, principalmente porque podia pagar em dez vezes sem juros", lembra. No entanto, quando chegou em casa e ligou a máquina, levou um susto. "Eu vi um pingüim e nem sabia o que era aquilo".

Depois de conversar com amigos, descobriu que o computador vinha com o sistema operacional Linux, de código aberto. "Cada um que eu perguntava me dizia uma coisa diferente. Uns diziam que não prestava, outros que é uma maravilha. Como sou usuário comum, achei melhor trocar pelo Windows XP", conta.

Márcio voltou a pedir ajuda de amigos que o aconselharam a pedir informações ao fabricante antes de gastar o dinheiro com o novo sistema operacional. "Foi aí que eu descobri que o computador não veio com disco de instalação da placa-mãe e nem do modem". Segundo Márcio, o fabricante o aconselhou a levar o computador a uma assistência técnica, que cobrou R$ 90 para deixar o micro pronto para receber o Windows. "Estou com um computador novinho em casa que não consigo usar. No site da empresa há várias reclamaçõs e nem posso mexer na máquina para não perder a garantia".

O que nove em dez usuários que estão comprando computadores com desconto não sabem é que, segundo a regra do programa "PC para todos", os fabricantes são obrigados a dar atendimento gratuito a quem não sabe utilizar o micro, incluindo para o software. "Ninguém deveria ter que comprar o Windows e gastar muito mais dinheiro porque não sabe utilizar o Linux. Ou ainda pior, instalar um programa pirata para evitar um gasto maior. As empresas devem informar que dão a assistência", avisa Luis Claudio Mesquita, assessor da diretoria do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que ajudou a desenvolver o programa do governo.

Segundo a Portaria 624 do Ministério da Ciência e Tecnologia, "o suporte a ser prestado aos usuários das soluções do Projeto Cidadão Conectado – Computador para Todos será de responsabilidade da empresa credenciada para fornecer tais soluções. Compreende a assistência técnica ao hardware e o suporte ao pacote de software que compõe a solução. Para o usuário final deve ser transparente a questão do problema ser de hardware ou de software, ou seja, a rede de assistência deve garantir o funcionamento da sua solução."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]