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A Aliança Empreendedora, organização não governamental fundada em Curitiba que promove ações voltadas para microempreendedores, recebe até 2 de maio inscrições para o I Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário. O projeto pretende reunir pelo menos 250 cases de empresas com faturamento anual máximo de R$ 240 mil, nicho que costuma ser esquecido em premiações empresariais, de acordo com o diretor-executivo da entidade, Rodrigo Brito (foto), que comenta a seguir as motivações e expectativas do projeto.

Qual a principal motivação da Aliança Em­­preen­dedora ao promover este prêmio?

Acompanhamos muitos prêmios para atividades empresariais no Brasil, porém quase sempre eles contemplam ONGs ou empresas maiores. Difi­cilmente os microem­preen­dedores são lem­brados, mesmo sendo um tipo de atividade que retra­ta muito bem o Brasil. aHoje há mais de 4 milhões de empresas entre micro e pequenas.

E o que se procura nessas empresas?

Queremos histórias que mos­trem como as atividades delas acabam influenciando a região em que atuam. Às vezes são projetos pequenos, cuja im­­portância nem as próprias empresas percebem, mas que para a comunidade fazem muita diferença. Queremos promover projetos que inspirem.

Quantas inscrições são esperadas?

Por ser o primeiro ano, nossa expectativa é de 250 empresas inscritas, o que já é um número bom. Destas, premiaremos as três primeiras colocadas, por meio de uma comissão jul­gadora formada por insti­tuições e empresas parceiras da Aliança. De qualquer forma, queremos divulgar todos os cases inscritos, para mostrar as histórias por trás das empresas. Para isso, logo depois das ins­crições o site do prêmio será transformado em uma rede social.

E podem participar microempresas de todo o país?

Isso mesmo. Esperamos projetos de todos os estados e contamos com forças locais de divulgação para isso. Todas as inscrições são gratuitas e feitas pela internet (pelo site www.premioalianca.org.br), numa ficha em que o microem­presário dá detalhes da atuação de sua empresa e à qual pode vincular outros materiais, co­­mo fotos e vídeos. Todo con­teúdo será analisado e a entrega dos prêmios está marcada para o dia 24 de maio.

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Mães na campanha

Vale tudo para trazer de volta às lojas de rua o consumidor que deu um tempo nas compras em abril, depois de ter se recolhido em casa por causa das chuvas em março. De raspadinha a faqueiros, além de motocicletas e um carro zero, os comerciantes de Curitiba estão sorteando 2,5 mil prêmios entre as pessoas que trocarem o shopping pela rua a fim de comprar um presente para o Dia das Mães.

A campanha coordenada pela Associação Comercial do Paraná vai custar R$ 400 mil e dará cupons aos consumidores que gastarem R$ 50. A premiação inclui brindes instantâneos e sorteios.

Intercâmbio

O Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal), que funciona em Curitiba, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), é braço de um programa das Nações Unidas destinado a promover a troca de soluções urbanas entre cidades de todo o mundo. Agora, o trabalho deve ganhar um reforço institucional importante. A Fiep fechou parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Isso tornará possível promover a capacitação de representantes do poder público e de organizações sem fins lucrativos, dentro e fora do Brasil, com foco em boas práticas ambientais, urbanização sustentável e desenvolvimento local.

Saindo da sombra

Depois da bem-sucedida campanha A Sombra do Imposto, que distribuiu 1,5 milhão de unidades de uma cartilha ilustrada para mostrar como os tributos pesam sobre a vida do brasileiro, a Federação das Indústrias (Fiep) dá um passo à frente e instala o Conselho Temático de Assuntos Tributários.

Trata-se de um fórum que vai reunir entidades representativas para debater a elevada carga de impostos do país e apresentar propostas que contribuam para a reforma tributária. A primeira reunião é amanhã, às 14 h, no Cietep.

Ofertas sociais

Os grandes grupos varejistas estão descobrindo as redes sociais para atrair o consumidor e começam a usar táticas que surgiram para potencializar as vendas de pequenas empresas. A rede de supermercados Extra desenvolveu um aplicativo para o Facebook por meio do qual os produtos entram em promoção nas lojas caso atinjam um número determinado de cliques no botão "curtir". E promete descontos de até R$ 500. É a compra coletiva para grandões.

Frozen mais barato

A Yogurteria, especializada em fronzen yogurt, está lançando uma modalidade de franquia mais barata como opção para as lojas convencionais, que custam R$ 250 mil. O formato de "corner" permite um investimento menor, de R$ 50 mil, já que a máquina que produz o frozen é instalada em diferentes estabelecimentos comerciais. A rede tem seis unidades em funcionamento no Paraná e Santa Catarina, incluindo lojas plenas e corner.

Imagem

Com investimento de R$ 7 milhões, a clínica de diagnóstico por imagem Cedip abre ainda este mês uma unidade dentro do Shopping São José, em São José dos Pinhais, numa área de 620 metros quadrados.

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