A Aliança Empreendedora, organização não governamental fundada em Curitiba que promove ações voltadas para microempreendedores, recebe até 2 de maio inscrições para o I Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário. O projeto pretende reunir pelo menos 250 cases de empresas com faturamento anual máximo de R$ 240 mil, nicho que costuma ser esquecido em premiações empresariais, de acordo com o diretor-executivo da entidade, Rodrigo Brito (foto), que comenta a seguir as motivações e expectativas do projeto.
Qual a principal motivação da Aliança Empreendedora ao promover este prêmio?
Acompanhamos muitos prêmios para atividades empresariais no Brasil, porém quase sempre eles contemplam ONGs ou empresas maiores. Dificilmente os microempreendedores são lembrados, mesmo sendo um tipo de atividade que retrata muito bem o Brasil. aHoje há mais de 4 milhões de empresas entre micro e pequenas.
E o que se procura nessas empresas?
Queremos histórias que mostrem como as atividades delas acabam influenciando a região em que atuam. Às vezes são projetos pequenos, cuja importância nem as próprias empresas percebem, mas que para a comunidade fazem muita diferença. Queremos promover projetos que inspirem.
Quantas inscrições são esperadas?
Por ser o primeiro ano, nossa expectativa é de 250 empresas inscritas, o que já é um número bom. Destas, premiaremos as três primeiras colocadas, por meio de uma comissão julgadora formada por instituições e empresas parceiras da Aliança. De qualquer forma, queremos divulgar todos os cases inscritos, para mostrar as histórias por trás das empresas. Para isso, logo depois das inscrições o site do prêmio será transformado em uma rede social.
E podem participar microempresas de todo o país?
Isso mesmo. Esperamos projetos de todos os estados e contamos com forças locais de divulgação para isso. Todas as inscrições são gratuitas e feitas pela internet (pelo site www.premioalianca.org.br), numa ficha em que o microempresário dá detalhes da atuação de sua empresa e à qual pode vincular outros materiais, como fotos e vídeos. Todo conteúdo será analisado e a entrega dos prêmios está marcada para o dia 24 de maio.
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Mães na campanha
Vale tudo para trazer de volta às lojas de rua o consumidor que deu um tempo nas compras em abril, depois de ter se recolhido em casa por causa das chuvas em março. De raspadinha a faqueiros, além de motocicletas e um carro zero, os comerciantes de Curitiba estão sorteando 2,5 mil prêmios entre as pessoas que trocarem o shopping pela rua a fim de comprar um presente para o Dia das Mães.
A campanha coordenada pela Associação Comercial do Paraná vai custar R$ 400 mil e dará cupons aos consumidores que gastarem R$ 50. A premiação inclui brindes instantâneos e sorteios.
Intercâmbio
O Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal), que funciona em Curitiba, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), é braço de um programa das Nações Unidas destinado a promover a troca de soluções urbanas entre cidades de todo o mundo. Agora, o trabalho deve ganhar um reforço institucional importante. A Fiep fechou parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
Isso tornará possível promover a capacitação de representantes do poder público e de organizações sem fins lucrativos, dentro e fora do Brasil, com foco em boas práticas ambientais, urbanização sustentável e desenvolvimento local.
Saindo da sombra
Depois da bem-sucedida campanha A Sombra do Imposto, que distribuiu 1,5 milhão de unidades de uma cartilha ilustrada para mostrar como os tributos pesam sobre a vida do brasileiro, a Federação das Indústrias (Fiep) dá um passo à frente e instala o Conselho Temático de Assuntos Tributários.
Trata-se de um fórum que vai reunir entidades representativas para debater a elevada carga de impostos do país e apresentar propostas que contribuam para a reforma tributária. A primeira reunião é amanhã, às 14 h, no Cietep.
Ofertas sociais
Os grandes grupos varejistas estão descobrindo as redes sociais para atrair o consumidor e começam a usar táticas que surgiram para potencializar as vendas de pequenas empresas. A rede de supermercados Extra desenvolveu um aplicativo para o Facebook por meio do qual os produtos entram em promoção nas lojas caso atinjam um número determinado de cliques no botão "curtir". E promete descontos de até R$ 500. É a compra coletiva para grandões.
Frozen mais barato
A Yogurteria, especializada em fronzen yogurt, está lançando uma modalidade de franquia mais barata como opção para as lojas convencionais, que custam R$ 250 mil. O formato de "corner" permite um investimento menor, de R$ 50 mil, já que a máquina que produz o frozen é instalada em diferentes estabelecimentos comerciais. A rede tem seis unidades em funcionamento no Paraná e Santa Catarina, incluindo lojas plenas e corner.
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Com investimento de R$ 7 milhões, a clínica de diagnóstico por imagem Cedip abre ainda este mês uma unidade dentro do Shopping São José, em São José dos Pinhais, numa área de 620 metros quadrados.
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