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Umuarama - A cidade de Umuarama (No­­roeste do Paraná) terá, a partir de fevereiro, um voo diário para Curitiba. A linha será operada pe­­la Sol Linhas Aéreas, de Cas­cavel, com saída de Umuarama às 5h30 e retorno às 21 horas. O prefeito Moacir Silva está liderando uma campanha regional para divulgar a importância do voo e garantir que a demanda mínima exigida pela Sol seja cumprida.

A corrida é para garantir a comercialização da maioria das passagens nos primeiros seis meses de operação. A Sol argumenta que, para a linha ser viável, é preciso garantir a lotação dos 19 assentos da aeronave – um bimotor LET 410, fabricado na República Tcheca – em todos os voos, mas Silva acredita que 70% de ocupação tornem a linha viável.

Em reunião realizada há dez dias, empresários garantiram a compra de pelo menos 50 passagens de ida e volta mensais, e os prefeitos de 30 municípios da região se encarregaram de intermediar ou comprar em média cinco passagens cada, o que totalizaria mais 150. Em 30 dias seriam necessárias 570 passagens de ida e volta para lotar todos os voos. "Ainda falta falar com dezenas de outros empresários e com as associações comerciais da região", diz o prefeito.

Inicialmente as passagens serão vendidas a R$ 439 por trecho. Hoje, quem precisa viajar de avião se desloca a Maringá, distante 160 quilômetros de Umuarama. As passagens a partir de Maringá são mais baratas, mas empresários dizem que os custos se equivalem quando incluídas as despesas com deslocamento e estacionamento. De ônibus, o custo é menor. A passagem do veículo convencional sai por R$ 100 e a do leito, por R$ 200.

Mesmo tendo um avião particular, o empresário de supermercados Joaquim Martins assinou um termo de compromisso para comprar duas passagens por mês. Por outro lado, o empresário e deputado estadual Fernando Scanavaca (PDT), que viaja a Curitiba todas as semanas, diz que só passará a usar avião se a passagem custar no máximo 50% a mais que a do ônibus leito – o que não é o caso. "Avião é moda, mas precisa ter preço competitivo para atrair clientela." Scanavaca era prefeito de Umuarama no período em que a Cruiser Táxi Aéreo e a Gensa operaram linhas diárias no aeroporto Orlando de Carvalho, entre 2000 e 2004. Ambas suspenderam o serviço por falta de demanda.

A administração municipal está investindo R$ 510 mil na reforma e ampliação do setor de embarque e desembarque de passageiros, que passará dos atuais 262 metros quadrados para 510. A prefeitura diz que já realizou todas as obras na pista exigidas pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

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