• Carregando...

MONTEVIDÉU - O governo uruguaio negou nesta quinta-feira ter fechado, ou mesmo estar negociando, um acordo de livre comércio com os Estados Unidos, tal como assegurou em Buenos Aires o senador republicano dos EUA, Mel Martínez.

- O tratado já está feito. Falta apenas ratificá-lo, mas já está feito - garantiu também nesta quinta-feira Martínez, que lidera uma delegação de legisladores americanos em visita à Argentina.

- O senador se equivoca, porque não há nada assinado - rebateu, por sua vez, em Montevidéu, o vice-chanceler uruguaio, Belela Herrera, acrescento que o tema não integra sequer o programa da governante coalizão de esquerda Frente Ampla.

Jorge Vázquez, secretário da presidência da República e irmão do presidente Tabaré Vázquez, também negou que o acordo com os americanos tenha sido motivo de debate no Executivo.

- Eu me inteirei (do assunto) pela imprensa e não através do do governo, porque não se discutiu o tema do tratado de livre comércio com os Estados Unidos - ressaltou.

A polêmica sobre o tratado surgiu na semana passada, quando o ministro uruguaio da Economia, Danilo Astori, declarou que pretendia impulsionar a negociação de tratados de livre comércio com a China e os Estados Unidos em 2006.

O ministro disse que a intenção era "começar a negociar o quanto antes" e disse que o tema "havia voltado à agenda".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]