• Carregando...

A Usiminas divulgou nesta quinta-feira lucro líquido do segundo trimestre praticamente estável em relação ao obtido em igual período de um ano antes e abaixo do esperado pelo mercado, com custos de produtos vendidos em alta afetado por um maior volume de vendas e reajustes de matérias-primas.

A companhia, maior produtora de aços planos do Brasil, teve lucro líquido de 347 milhões de reais no, avanço de 3 por cento sobre o obtido nos três meses encerrados em junho de 2009. No semestre, a empresa acumulou resultado positivo de 676 milhões de reais, salto de 273 por cento diante da fraca base de comparação de um ano antes.

A siderúrgica teve Ebitda - sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação - de 872 milhões de reais de abril a junho, contra 139 milhões de reais em igual intervalo do ano passado. A margem disparou de 5,8 para 24,3 por cento, ficando em linha com o esperado pelo mercado.

A média de seis previsões de analistas apurada pela Reuters estimava o lucro líquido da Usiminas em 410 milhões de reais, com Ebitda de 882 milhões de reais, no segundo trimestre.

A receita líquida da companhia no trimestre encerrado em junho foi de 3,59 bilhões de reais, crescimento de 49 por cento na comparação anual puxado por aumento nas vendas e nos preços médios praticados no período. Entre o primeiro e segundo trimestres, a Usiminas reajustou seus preços em 6,7 por cento, em média.

Em volume, a empresa ficou em linha com o esperado, vendendo 1,821 milhão de toneladas de aço, ante 1,19 milhão de toneladas no segundo trimestre de 2009, e 1,61 milhão de toneladas no primeiro trimestre de 2010.

A Usiminas produziu no trimestre passado 1,937 milhão de toneladas de aço bruto, o dobro do produzido um ano antes e 6,4 por cento acima do registrado nos três primeiros meses de 2010.

A companhia informa que o balanço do segundo trimestre é o primeiro em que a empresa apresenta seus números de acordo com a regra contábil internacional IFRS.

"Depois de fortes ajustes de estoque no primeiro trimestre, 2010 tem-se caracterizado como um período de ampla recuperação econômica. As expectativas são positivas quanto a um crescimento acelerado do mercado doméstico, que segue bastante aquecido", afirma a Usiminas no balanço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]