• Carregando...

A usina nuclear Angra 1 foi desligada e está fora do SIN (Sistema Elétrico Nacional). Segundo a Eletronuclear, o desarme ocorreu às 3h18 durante teste programado de proteção do reator.

De acordo com a estatal, o sistema de injeção de segurança (conjunto de equipamentos que entra em ação em caso de emergência) atuou indevidamente.

Angra 1 tem capacidade para gerar 650 megawatts e, junto com Angra 2, que gera o dobro, representa 3% da geração total de energia do país.

Por causa do desligamento da usina fluminense, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) determinou o aumento da geração de outras térmicas para suprir a saída da usina nuclear.

Técnicos estão investigando a causa da atuação para determinar quando Angra 1 poderá retornar à operação. Em nota, a estatal informou que o evento não ofereceu risco aos trabalhadores, à população ou ao meio ambiente.

Em abril, a usina foi desligada automaticamente por um problema eletrônico. Na ocasião, Angra 1 voltou a gerar energia uma semana depois após uma falha em um cartão eletrônico do sistema de controle do reator.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]