• Carregando...

As perspectivas dos empresários da indústria para os próximos três meses são as "melhores desde a virada do ano", quando a atividade do setor deu início à atual fase de recuperação. A avaliação consta da última sondagem da indústria de transformação, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. Com o otimismo, cresceu o percentual de empresários com intenção de aumentar preços.

A pesquisa mostrou que 34% das empresas têm intenção de subir preços no trimestre de julho a setembro, contra 28% em abril. No mesmo período, diminuiu de 17% para 10% a parcela de empresas que pretendem baixar os preços.

A pesquisa aponta ainda que o uso da capacidade instalada subiu para 84,9% em julho - o maior nível para esta época do ano desde 1980.

Com ajuste sazonal, o nível de utilização subiu para 84,5%, contra 83,7% na pesquisa de abril.

"As projeções para a retomada das contratações e para a situação dos negócios nos próximos seis meses mostram que as empresas estão otimistas em relação ao desempenho no segundo semestre", comentou a FGV em nota.

Para o trimestre de julho a setembro, 46% das empresas prevêem aumento da demanda por seus produtos e 14% esperam diminuição, quadro similar ao do mesmo período em 2005.

As projeções para a produção são mais otimistas. Para o mesmo período, 49% das empresas pretendem aumentar a produção e 11%, reduzi-la. A diferença entre as duas visões, de 38 pontos percentuais, está acima da média histórica de 35 pontos, segundo a FGV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]