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Os consumidores com mais de 60 anos, a chamada terceira idade, gastaram R$ 13,6 bilhões em compras com cartões de crédito em 2005, ou 10,7% do total movimentado pela indústria de cartões em todo o país, de R$ 127,6 bilhões. De acordo com o estudo "A terceira idade e o cartão de crédito", divulgado nesta terça-feira pela Credicard, no ano passado 5,6 milhões de cartões estavam nas mãos de pessoas com mais de 60 anos, o que corresponde a 8,4% das cerca de 67 milhões unidades em uso no mercado brasileiro.

Cruzando dados dados do censo e da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio) do IBGE com números das administradoras de cartões, o estudo revela um segmento de usuários potenciais que até agora o setor dava pouca importância. Por exemplo, os portadores de cartões com mais de 60 anos gastam mais, em média R$ 103,00 e realizam em média uma transação por semana com cartão, contra uma despesa média de R$ 79,00 das pessoas com até 59 anos.

Os usuários da terceira idade também usam mais o parcelamento das compras: em 2005, 33% deles utilizaram esse mecanismo pelo menos quatro vezes no ano, contra 26,3% dos portadores de cartões mais novos.

Fernando Chacon, diretor de marketing da Credicard, diz que os dados da pesquisda devem mudar o comportamento das operadoras de cartões em relação a esse público, que reúne cerca de 18 milhões de pessoas, 76,7% dos quais são aposentados e pensionistas, cujo valor médio dos rendimentos é de R$ 780,20, 11,2% maior que a renda média da população com menos de 59 anos.

- Esse é um consumidor que passa a ser mais observado e terá mais atenção das operadoras de cartões - disse Chacon.

Segundo o executivo, a maioria das administradoras hoje tem uma atitude passiva em relação a esse público. Ou seja, oferecemseus certões se procuradas, e não investem para atrair esse público.

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