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A população de Curitiba que possui celular está enfrentando grandes dificuldades para mudar do plano pós-pago (com conta) para pré-pago (o de cartão) e conseguir manter o mesmo número. As operadoras exigem o pagamento de uma multa para efetuar a mudança. Entretanto, uma decisão judicial pode mudar essa situação.

De acordo com consumidores entrevistados pelo Paraná TV, algumas operadoras exigem que o usuário permaneça no plano pós-pago pelo menos um ano para então poder mudar para o plano pré-pago e manter o mesmo número de telefone. Caso o contrário, é necessário pagar uma multa.

A prática das empresas em tentar dificultar ao máximo a mudança de planos tem irritado os consumidores da capital, porém a justiça do Rio de Janeiro abriu o precedente ao julgar recentemente a causa no estado da região Sudeste. De acordo com a justiça fluminense, não existe qualquer impedimento técnico que justifique a cobrança de multas ou impeça a mudança e a permanência do mesmo número.

Procuradas pela reportagem, as operadoras se defenderam. Apenas a Vivo afirma que não faz a troca. Já a Tim, a Claro e a Brasil Telecom asseguram que o consumidor pode fazer a troca sem a cobrança de taxas. Porém, nas revendas destas operadoras, a política de cobrar multas para a mudança continua acontecendo.

O Procon afirma que o consumidor deve ser informado sobre multa no ato da compra do aparelho e do serviço, e que pode contestar o valor quando foi considerado abusivo.

Veja na matéria em vídeo a revolta dos usuários de celulares pós-pagos em Curitiba

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