Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inco

Vale nega intenção de vender ativos ou interromper projetos

O presidente da Vale do Rio Doce (CVRD) anunciou que a empresa não pretende se desfazer de ativos da Inco ou interromper projetos da Vale já anunciados no Brasil para reduzir o seu nível de endividamento com a compra da mineradora canadense.

- Estamos comprando, não estamos vendendo. Todos os bens disponíveis que a Inco tem são muito bons, são válidos. Não queremos vender - diz Agnelli.

Agnelli informou que a empresa tomará empréstimos bancários de, no máximo, US$ 18 bilhões para concluir a aquisição de 75,66% do capital da Inco. Parte será usada já nesta quinta-feira, ou até a semana que vem. O restante pode ser usado para a compra das demais ações da empresa, já que o objetivo da CVRD é adquirir 100% dos papéis. A oferta de compra teve o prazo estendido para 3 de novembro.

Para reduzir a dívida que a companhia está contraindo com a compra da Inco, Agnelli aposta no crescimento da China, no preço alto de minérios no mercado internacional e na capacidade de geração de caixa da empresa. Segundo ele, "talvez em três anos" a empresa mudará de situação.

- Temos instrumentos disponíveis no mercado para garantir um balanço estável. Em termos de financiamento estamos muito bem - acrescenta.

Agnelli admite que a empresa está apostando em um "certo risco" futuro, mas diz estar confiante de que a empresa conseguirá pagar os débitos rapidamente.

Agnelli confirmou Scott Hand como CEO da Inco e anunciou a aposentadoria de Peter Jones, presidente da empresa canadense. No lugar dele, ficará Marc Cuttifani. Os outros diretores continuarão sendo os mesmos.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.