• Carregando...

Cascavel – A campanha de vacinação contra aftosa não é restrita ao campo, mas atinge também as cidades. Em Cascavel, a prefeitura e a Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) iniciaram ontem a imunização do rebanho bovino da zona urbana, que é estimado em 800 animais. A vacinação é gratuita para quem tem até 10 cabeças.

O diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, José Augusto Loyola, disse que a meta é vacinar todos os bovinos que vivem nas pequenas propriedades do perímetro urbano. Apesar de a criação ser proibida na cidade, há muitos moradores, principalmente aqueles que residem nas proximidades da zona rural, que ainda cultivam o hábito de criar os animais, principalmente vacas, para a retirada do leite. Loyola disse que a vacinação contra a aftosa na cidade é importante porque fecha o ciclo contra a doença no município.

"Não adianta vacinar o gado no campo e deixar aberta uma janela para a febre aftosa nas pequenas propriedades da cidade. Por isso, precisamos que todos os bovinos do município sejam vacinados." O trabalho de vacinação na cidade está sendo feito em parceria entre a Seab e a prefeitura.

As atividades envolvem três equipes da Secretaria de Agricultura, que percorrem a cidade em busca do gado para a imunização. Duas vacas produzem leite para a família de José de Vargas, 59 anos, que mora no bairro Santa Cruz, zona oeste da cidade. Ele aprovou a iniciativa, o que garantiu a imunização contra a aftosa dos dois animais.

A secretaria usa o telefone (45) 3227-4321 para orientar os moradores que têm bovinos em suas propriedades. Além do trabalho na cidade, a Seab prossegue com a vacinação contra a aftosa no interior.

A campanha iniciou terça-feira e termina no dia 20. De acordo com a Seab, o rebanho bovino de Cascavel é de aproximadamente 100 mil cabeças. A Seab pretende acelerar a vacinação justamente por causa dos focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e das suspeitas no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]