Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
NEGÓCIOS

Varejo aposta na oferta de viagens

Grandes redes investem no mercado de turismo para ampliar oferta de produtos ao consumidor

Agência de viagens da Havan no Parolin, em Curitiba: modelo deve chegar a mais 15 lojas da rede até o fim do ano | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Agência de viagens da Havan no Parolin, em Curitiba: modelo deve chegar a mais 15 lojas da rede até o fim do ano (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Consumidor que procura um novo aparelho de jantar ou tapetes para a sala pode sair da loja com uma viagem de férias no bolso. As redes varejistas apostam em um mix cada vez mais variado de produtos, e o turismo é uma das opções mais frequentes. A mais recente a investir nesse nicho é a Havan, rede com 66 lojas em todo o país e 12 mil funcionários. A agência de viagens foi instalada na loja do Parolin, em Curitiba, e também nas unidades de Itajaí e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Em dois meses, a empresa pretende lançar a venda de produtos turísticos pela internet.

A divisão de viagens da empresa é resultado do projeto-piloto desenvolvido em Brusque (SC) no ano passado. A Havan passou quatro meses avaliando o mercado, aquecido com a participação das classes C e D, até abrir a primeira operação, em junho de 2013.

"Vimos uma brecha para entrar no setor de turismo, com objetivo de aumentar o faturamento da rede e oferecer ao nosso público um produto com as nossas características, como o parcelamento em dez vezes no cartão da loja", explica o coordenador da Havan Viagens, Rafael Clasen, executivo com oito anos de experiência com agências.

Para viabilizar o atendimento, a empresa fez parcerias com operadoras de turismo tradicionais e investiu no treinamento de funcionários. O plano é expandir o modelo para outras 15 lojas até o fim do ano, mas a meta de faturamento da divisão deve ser dimensionada só depois do lançamento do site. "Vamos esperar o impacto do volume que o site deve atrair", diz.

Estande de venda de viagens é uma antiga estratégia das lojas de departamento. Há mais de 20 anos, as lojas Mappin e mesmo o Grupo Pão de Açúcar, com a agência Welcome, apostaram no segmento. Na Europa, o modelo também é comum. A rede El Corte Inglés, na Espanha, tem operadores de turismo dentro das lojas.

"Nos últimos cinco anos, as varejistas abriram as áreas de turismo em seus ambientes virtuais. Em geral, o atendimento é feito no sistema de bandeira branca, em associação com algum player já estabelecido no mercado", explica o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Marco Ferraz.

Entre os gigantes varejistas que mantêm sites de viagem estão o Grupo Pão de Açúcar, com o Partiu Viagens, a rede Ricardo Eletro, Shoptime, Submarino e Americanas. Em 2013, as operadoras ligadas à Braztoa faturaram R$ 11,1 bilhões, 4% a mais que no ano anterior.

Abrir o canal de vendas, porém, não é suficiente. Algumas tentativas de entrar no segmento acabaram frustradas, como as da Saraiva e da Laselva. É preciso estrutura para atender o consumidor, em especial em uma área em que o pagamento do produto não encerra a relação comercial.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.