A E-Consulting e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - Camara-e.net anunciam o índice de varejo online (VOL) registrado no mercado brasileiro de 2005. O VOL, que representa a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo (lojas virtuais e leilões para pessoa física), atingiu, em 2005, R$ 9,9 bilhões - valor 32% maior do que o movimentado no ano passado, que foi de R$ 7,5 bi, e correspondente a 3,43% do varejo total no país - dados estimados a partir do índice-base do IBGE.
O comércio eletrônico, no Brasil, teve um crescimento constante e acelerado nos últimos três anos. Após ter crescido mais de 35% em média, desde 2003, a prática de compras online vem cada vez mais se afirmando nos costumes dos usuários brasileiros.
Assim, em 2005, o crescimento do Varejo Online no Brasil em comparação ao de 2004 atingiu a marca de 32%, com um valor transacionado de R$ 9,9 bilhões e um número de compradores online de 4,8 milhões de pessoas sobre um número total de usuários da internet de 29,3 milhões.
Mesmo com sazonalidades e oscilações, refletidas em quedas em alguns meses ocasionadas por conta do impacto da venda de automóveis no todo, que representou, em 2005, 52% do total das vendas online, o Índice de Varejo Online demonstrou um forte crescimento frente à performance da economia do país.
O comércio eletrônico no Brasil apresentou um crescimento da ordem de 32%. Em relação à sua comparação mensal, vale ressaltar uma pequena queda relativa ocorrida em dezembro de 2005 nas vendas de automóveis, compensada pelo desempenho dos setores turismo e de bens de consumo.
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