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Faixa anuncia promoções em shopping de Curitiba: otimismo até mesmo nas lojas físicas | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Faixa anuncia promoções em shopping de Curitiba: otimismo até mesmo nas lojas físicas| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Segurança

Certificação protege consumidor de falsos descontos e fraudes

Além de uma oferta maior de lojas e opções, os consumidores têm mais alternativas para realizar uma compra segura nesta edição do Black Friday. Para evitar reclamações de fraudes ou promoções maquiadas (produtos que tinham seus descontos a partir de preços aumentados), situações comuns em anos anteriores, a Câmara de Comércio Eletrônico (e-net) criou, em 2013, o selo Black Friday Legal. É uma espécie de certificação baseada em um código de ética para as empresas que oferecem descontos reais, respeitam o Código do Consumidor e disponibilizam dados como o CNPJ, endereço e canais de contato.

No ano passado, 123 empresas conseguiram o selo. Já em 2014, 439 obtiveram a certificação. Para Marcelo Coelho, vice-presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o crescimento desse número faz parte da preocupação das empresas com os serviços oferecidos. "O que o consumidor necessita é de um bom atendimento, formas de pagamento adequadas e canais de defesa do consumidor eficientes. Não basta apenas ter um bom preço, produto ou uma boa logística de entrega", afirma.

A 5.ª edição do Black Friday Brasil acontece hoje com uma perspectiva muito otimista para comerciantes e consumidores. O evento que promove descontos para vários itens no comércio eletrônico foi importado dos Estados Unidos e evoluiu muito rapidamente no país. O varejo prevê boas margens de lucros, enquanto os clientes terão mais segurança para comprar em relação aos anos anteriores.

A empresa E-bit, especializada em e-commerce, aposta que a arrecadação total do evento seja de R$ 1,2 bilhão, um aumento de 56% em relação a 2013. A consultoria Conversion trabalha com previsão de lucros de até R$ 1,56 bilhão, o que representaria 4% do total de vendas do comércio pela internet em todo o ano. Já a ClearSale, que realiza consultoria para o site Busca Descontos, idealizador da Black Friday no Brasil, calcula que a evolução dos lucros – que desde 2010, quando foi realizada a primeira, até 2013, foi de 525% – nesta edição será ainda maior.

Segundo Pedro Eugênio, fundador do site Busca Descontos e idealizador do Black Friday no Brasil, o sucesso se deve à preparação prévia para a data. "O varejo negociou com fornecedores, trouxe benefícios aos clientes e o consumidor entendeu a proposta", explica. Segundo ele, a data já possui espaço fixo no calendário do comércio brasileiro. "Em 2013, foi o dia que mais vendeu em todo o ano no e-commerce brasileiro. A data tem tudo para estar no top 3 entre as mais lucrativas para o comércio", afirma.

As lojas que já obtiveram grandes margens de lucro com a data resolveram expandir a Black Friday de 2014. A partir da zero hora de hoje, o consumidor já terá acesso na internet aos produtos com descontos. Muitas redes, como a Magazine Luiza e a Ricardo Eletro, levarão as promoções também para as lojas físicas. Já outras optaram por expandir o período de descontos. A Rede Walmart Brasil vem fazendo descontos durante toda a semana, apoiada no sucesso da data em 2013, que representou a maior venda de eletrônicos em um único dia em toda a história da empresa no país. Já a Netshoes vem oferecendo descontos para mais de 3 mil produtos durante todo o mês de novembro.

Shoppings

Em Curitiba, os shoppings abrirão mais cedo e também estenderão a data do Black Friday, com até 80% de desconto, ao longo do fim de semana. Curitiba, Crystal e Estação realizam as promoções de hoje até domingo. Nesta sexta-feira, as lojas ficarão abertas das 7 horas às 23 horas. Os shoppings Cidade e Parkshopping Barigui também oferecerão descontos.

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