• Carregando...

São Paulo - O setor varejista deverá ampliar em 2010 a participação dos produtos importados nas lojas, diante da perspectiva de alta próxima a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e da manutenção da desvalorização do dólar frente ao real. Entre os produtos que devem se destacar nas compras externas estão alimentos, bebidas, eletroeletrônicos, vestuário e produtos populares.

Segundo o economista da Ten­­dên­­cias Consultoria, Alexandre Andrade, as importações em 2010 serão puxadas pela expansão do crédito, pela manutenção do atual patamar de juros e pelo incremento projetado de 6,4% da massa salarial sobre este ano. "As importações de bens de consumo exerceram importante influência no atendimento neste ano das vendas no varejo brasileiro, quadro que se repetirá, com mais intensidade, em 2010."

As importações de bens de consumo vêm avançando desde junho, segundo dados do Mi­­nistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), após a retração observada diante da crise financeira internacional. Entre junho e novembro, a média diária das importações subiu 43,4%. A média diária das compras externas de bens de consumo em novembro foi de US$ 109,6 milhões, número próximo ao de setembro de 2008, de US$ 109,7 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]