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A Varig decidiu buscar os passageiros das concorrentes praticamente na porta do avião. A empresa realiza nesta semana uma campanha em aeroportos do Rio (Santos Dumont) e São Paulo (Congonhas) para convencer os clientes de outras companhias a trocar de vôo. A promoção é válida até a próxima sexta-feira (27) e depende de disponibilidade de assentos.

A abordagem nos dois aerportos é feita por modelos usando vestidos amarelos contratadas pela empresa. Elas apresentam os números de pontualidade da Varig, os novos serviços de bordo e perguntam se o cliente está disposto a voar de graça com a companhia para o mesmo destino e com horário semelhante ao da passagem de outra empresa (por exemplo, TAM e Gol) que a pessoa já tem.

A abordagem, de acordo com a assessoria de imprensa da Varig, é feita no saguão dos aeroportos, não importando se a pessoa já fez ou não o check-in. Quando a pessoa não fez o check-in, ela "ganha" uma passagem da Varig, já que ainda há tempo de trocar ou remarcar o bilhete da outra companhia, geralmente mediante pagamento de uma taxa de valor inferior ao preço de uma passagem inteira.

Nos casos em que o passageiro já fez o check in, ele perde a passagem que comprou e caso tenha despachado bagagem, ela seguirá pela mesma companhia.

Leia reportagem especial sobre o novo mapa da aviação brasileira que mostra as rotas, principais empresas aéreas e como ficaram as tarifas depois das crise da Varig.

Reação

Segundo a Varig, a estratégia foi aprovada pela Infraero e não prejudica as empresas concorrentes. Procurada pelo G1, a TAM informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que entrou com uma reclamação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) porque recebeu "reclamações de clientes que se sentiram incomodados com a abordagem da Varig".

A Gol informou que não aprova a atitude da Varig. A companhia disse também que não procurou nenhum órgão regulador do setor para fazer reclamação formal contra a Varig.

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