• Carregando...

O Vaticano pediu nesta segunda-feira (24) por uma reforma radical do sistema financeiro mundial, incluída a criação de uma autoridade política global que supervisione a economia. Uma proposta feita pelo Conselho Pontifício de Paz e Justiça pediu uma nova ordem econômica baseada na ética e na "conquista de um bem-estar universal e comum". O apelo do Vaticano se segue a uma encíclica do papa Bento XVI sobre a economia, publicada em 2009, que denunciou a mentalidade do lucro acima de tudo como responsável pela crise financeira mundial.

O apelo reconhece que "um longo caminho ainda é necessário para chegar à criação de um autoridade pública com jurisdição universal" e sugere que o processo de reformas deveria começar tendo a Organização das Nações Unidas (ONU) como um ponto de referência. O documento afirma que supervisionar os mercados é um "exercício de responsabilidade" não apenas em relação às gerações atuais, como principalmente em relações às gerações futuras.

A proposta também pede por um "corpo mínimo e conjunto de regras que supervisione o mercado financeiro de capitais no mundo", e lamenta a "ampla abolição de controles" sobre os movimentos de capitais. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]