• Carregando...
Concessionária de Curitiba: insumos têm pressionado preço final dos automóveis | Rodolfo Bührer/Arquivo/ Gazeta do Povo
Concessionária de Curitiba: insumos têm pressionado preço final dos automóveis| Foto: Rodolfo Bührer/Arquivo/ Gazeta do Povo

As vendas de veículos novos tiveram queda de 12,4% em junho no comparativo com igual mês do ano passado, registrando a primeira redução nesse confronto após dez altas consecutivas, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).No mês passado, foram licenciados 262.780 automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Em junho de 2009, haviam sido 300,2 mil unidades, terceiro melhor mês em vendas da indústria automobilística, devido à corrida dos consumidores às concessionárias para aproveitar os últimos dias com redução de IPI. O incentivo fiscal acabou sendo prorrogado pelo governo federal e valeu até março, que detém o recorde mensal de vendas (353,7 mil).

No confronto com maio, os emplacamentos apresentaram alta de 4,7%. Já no primeiro semestre (1,58 milhão de unidades), que bateu o recorde de vendas para o período, a expansão foi de 9%.

Sobre os preços, pressionados pelo aumento de insumos como o aço, Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, afirmou que a competição acirrada está levando as montadoras a avaliarem "com bastante critério o repasse". "A expectativa é que as promoções continuem."

Ainda segundo Reze, "o crescimento estimado agora para o setor é um pouco menor do que o previsto até o início de maio em função da acomodação sentida pelo mercado". Sua projeção para o ano é de 3,37 milhões de veículos, muito próxima à das montadoras, de 3,4 milhões, com a aposta de que os negócios costumam ser fortes no último trimestre.

Ranking

No acumulado dos seis primeiros meses, a Fiat lidera a venda de automóveis e comerciais leves, com 22,8% do mercado, à frente da Volkswagen (20,9%) e da GM (20,2%). A Ford segue como quarta no ranking de vendas, com 10,3% de participação.

Entre os modelos mais vendidos, o VW Gol segue no topo, com 131,8 mil unidades vendidas. O Fiat Uno, ancorado na nova versão, segura o segundo posto, com 82,6 mil unidades, deixando para trás o Fiat Palio, com 73,5 mil. O terceiro lugar é do GM Celta (70,7 mil unidades), o quarto do VW Fox (66 mil) e o quinto do GM Corsa Sedan (58,9 mil). Se for considerado apenas o mês de junho, a surpresa foi o Palio, que caiu para o sexto lugar em vendas, atrás de Gol, Uno, Fox, Celta e Corsa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]