• Carregando...
Vendas de veículos em março teve desempenho acima do esperado pela Fenabrave-PR |
Vendas de veículos em março teve desempenho acima do esperado pela Fenabrave-PR| Foto:

A venda de veículos novos cresceu 13,45% no primeiro trimestre no Paraná, na comparação com igual período do ano anterior. Foram 81.928 emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos, contra 72.213 no primeiro trimestre de 2009. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná (Fenabrave-PR) e do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná (Sincodiv-PR).

Apenas em março, o último mês com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a alta nas vendas de veículos foi de 19,48% em relação ao mesmo período do ano passado e de 48% na comparação com fevereiro. O desempenho foi bastante semelhante ao da categoria automóveis isoladamente, que passou de 12.989 unidades licenciadas em fevereiro para 19.211 em março – aumento de 47,9%. Em relação a março de 2009, quando foram vendidos 15.673 automóveis, a alta foi de 19,5%.

A categoria de caminhões também teve a alta significativa nas vendas, chegando a 1.304 unidades comercializadas em março. O avanço foi de 104,39% em relação a fevereiro e de 60% a março de 2009. A expectativa é de que o mês de abril ainda não mostre um quadro real do impacto do fim do incentivo tributário ao setor. Isso porque as concessionárias ainda possuem modelos comprados em março, com o desconto, e alguns veículos vendidos no mês passado foram faturados apenas em abril.

"É consenso entre as concessionárias que tivemos uma queda na primeira quinzena de abril. Isso já era esperado, porque este normalmente já é um período de fluxo menor e, claro, em função da antecipação das compras em março", diz Luís Antônio Sebben, diretor-geral da Fenabrave-PR. Para ele, as concessionárias apostam em alta de 9% a 10% no ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]