• Carregando...

As vendas da indústria do Paraná caíram 10,92% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com os Indicadores Conjunturais da Indústria apurados pela Fiep. A queda foi registrada em 14 dos 18 setores pesquisados. Os três gêneros de maior participação relativa na indústria paranaense apresentaram retração: alimentos e bebidas (-7,65%), veículos (-3,45%) e refino de petróleo e produção de álcool (-0,97%). As maiores quedas foram registradas nas vendas de máquinas, aparelhos e materiais elétricos ( 18,57%); móveis e indústrias diversas (-15,81%); e material eletrônico e de comunicações (-13,55%). Os segmentos que apresentaram maiores aumentos nas vendas foram o de vestuário (+23,15%); couros e calçados (+9,94%); e máquinas e equipamentos (+5,49%).

Em comparação com janeiro deste ano, as vendas de fevereiro também caíram, ficando 5,67% menores, o que totaliza um recuo de 10,84% no acumulado do ano. Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, fatores como o aumento no custo da energia elétrica, a elevação da carga tributária estadual e o fim dos incentivos fiscais federais contribuíram para a grande retração desse período. Juros e inflação em alta, além de crédito estagnado completam o cenário negativo.

De acordo com a pesquisa da Fiep, o nível de emprego total da indústria recuou 3,45% nos dois primeiros meses do ano em comparação a igual período de 2014. Houve queda também no nível de emprego ligado diretamente à produção, que recuou 1,65%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]