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Desde novembro, a expectativa de vendas no Natal no comércio de Curitiba caiu de 4% para 3% sobre o movimento de 2013. Nesse mesmo período do ano passado, o porcentual de crescimento das vendas natalinas foi de 7%.

Os números foram levantados pela pesquisa ACP/Datacenso, que realizou 400 entrevistas com comerciantes e consumidores entre os dias 1º e 3 de dezembro.

Confiança

Com a inflação acumulada em 6,3% e depois de um ano marcado pela instabilidade econômica e ínfimo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), os comerciantes de modo geral mostram-se menos confiantes do que no ano passado.

Para justificar a reduzida expectativa de aumento das vendas, o comércio continua acreditando na tradição de presentear familiares e amigos no Natal.

A pesquisa confirma a expectativa do comércio, tendo em vista que 90% dos consumidores ouvidos pelos entrevistadores do Instituto Datacenso revelaram a intenção de presentear até três pessoas com o gasto total de R$ 291 (média de R$ 97 por presente). No ano passado o gasto por presente foi de R$ 128.

Preferências

As preferências indicadas pelos consumidores foram vestuário/acessórios (56%), brinquedos (36%), calçados (12%), utilidades domésticas (6%), perfumes (4%), celulares/smartphones (4%) e eletroeletrônicos (3%), entres outras opções.

A forma escolhida de pagamento pela maioria de consumidores (60%) continua sendo o cartão de crédito parcelado e à vista. Para reforçar as vendas os lojistas estão lançando mão de promoções de produtos, descontos para pagamento à vista, sorteios e distribuição de prêmios.

Temporários

Em relação à contratação de funcionários para o final de ano, 54% dos comerciantes entrevistados não pretendem aumentar o quadro de colaboradores. Do percentual de 46% disposto a contratar, 11% serão empregados efetivos e 89% temporários.

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