• Carregando...

As vendas de Natal nos shoppings do país subiram 13% neste ano contra o mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que divulgou o dado nesta sexta-feira (24), foi o melhor Natal dos últimos dez anos. No acumulado de janeiro a dezembro, as vendas expandiram 12%.

O segmento que mais cresceu neste ano foi o de perfumaria e cosméticos, com aumento de vendas de 14% sobre 2009, e, durante o período de Natal, com vendas nominais até 17% maiores em relação ao Natal do ano passado. "O Brasil é o segundo país do mundo em consumo desse item, este é um dado muito importante", afirma o presidente da Alshop, Nabil Schyoun.

Outro segmento destacado pela entidade é o de óculos, bijuterias e acessórios, que cresceu 18% no Natal. Já no acumulado, a alta foi de 12%. O segmento que menos cresceu foi o de calçados, mas mesmo assim, a alta em relação a 2009 foi de 9%. Já no período natalino, a expansão chega a 12%.

Os dados foram apurados em pesquisa realizada pela Alshop com 150 empresas de varejo associadas à entidade, que somam aproximadamente 6,3 mil lojas no país.

De acordo com o presidente da Alshop, com a melhoria na economia brasileira, o desempenho do varejo em 2010 apresentou, desde os primeiros meses, um desenvolvimento sustentável amparado na oferta de crédito, prestações alongadas, redução nas taxas de juros para o consumo, aumento da renda, ampliação do emprego formal e a valorização do real.

Segundo ele, as novas normas do Banco Central que aumentaram o compulsório dos bancos não afetaram as vendas natalinas, mas trarão efeitos a partir de janeiro do ano que vem.

Comércio eletrônico

Neste ano, a Alshop destacou o forte crescimento do comércio eletrônico, especialmente no Natal. Segundo uma avaliação da consultoria E-bit, o segmento deve registrar o faturamento de R$ 2,2 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro deste ano. O volume é 40% superior ao obtido no mesmo período de 2009, com R$ 1,6 bilhões.

"O varejo tem se preocupado bastante com o e-commerce. Há mais de 5 mil lojas virtuais abertas pelos varejistas", diz Nabil Schyoun.

Varejo em geral x varejo em shoppingsDe acordo com a Alshop, em pesquisa realizada em parceria com o Ibope, o varejo brasileiro deve fechar o ano de 2010 com faturamento total de R$ 638 bilhões, o que representa crescimento nominal de vendas de 13,5% sobre o ano passado (estão fora do cálculo combustíveis, setor automotivo e segmento de material de construção).

Por sua vez, as vendas em shopping center devem atingir R$ 93 bilhões neste ano. Ao somar o volume de vendas das novas lojas resultantes dos novos centros de compras e expansões, que entraram em operação neste ano, o faturamente chegará a R$ 99,35 bilhões, expansão de 16% do total de vendas.

"Vivemos um novo boom da indústria de shoppings no Brasil. O primeiro aconteceu no início da década de 80", diz o presidente da Alshop.

Previsões para 2011 são positivasPara 2011, a expectativa da Alshop é que o comércio em shopping cresça 10% na comparação com 2010. Se a previsão se confirmar, o faturamento do setor vai passar do patamar de R$ 100 bilhões. Os motivos para essa forte alta são as expansões dos shoppings, já que somente no ano que vem serão inaugurados 40 empreendimentos e o aumento do consumo das classes C e D nas vendas nos centros de compra.

Segundo Nabil Schyoun, o consumo das classes C e D na indústria de shoppings foi 78% a mais do que as classes A e B.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]