• Carregando...

O volume de vendas no varejo do comércio paranaense cresceu 9% no mês de agosto em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado coloca o estado na 14ª posição entre os 27 locais pesquisados. Os números fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (11).

A venda de produtos do setor farmacêutico cresceu 23,6% no Paraná em agosto e puxou a alta. Fazem parte do setor de destaque artigos médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. A variação no setor é responsável por todo o acumulado do ano no crescimento das vendas do setor. De janeiro a julho deste ano, a divisão em que se encaixam os produtos farmacêuticos ainda não tinha apresentado aumento.

Outro setor que ajudou a puxar a alta, em relação a agosto de 2011, foi o de artigos de uso pessoal e doméstico (12,9%). Acima da casa dos 10% de variação positiva ficaram também os combustíveis e lubrificantes (10,8%) e o setor de tecidos, vestuários e calçados (10%).

Apenas dois setores do comércio no Paraná tiveram queda na mesma comparação. Livros, jornais, revistas e papelaria regrediram 10,4% no volume estadual. Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação figuram ao lado, com queda de 11,8%.

No acumulado desde janeiro deste ano, o resultado no Paraná é de um aumento de 12%. Já se forem analisados os últimos 12 meses, o resultado fecha em 11,1%.

Nacional

No Brasil, a média do volume do comércio varejista fechou em 10,1%, puxada principalmente por Roraima (28,8%), Amapá (24,6%), Mato Grosso do Sul (22,6%) e Acre (14,9%). O estado do Amazonas foi o único que teve desempenho abaixo dos 3%, e fechou sua variação do comércio em 0,8%. Completam a lista dos que menos cresceram Paraíba (3,5%) e Piauí (3,8%).

Na série com ajuste sazonal, as vendas do comércio varejista restrito subiram 0,2% em agosto ante julho. Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 2,70% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]