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Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso mostra que o volume de vendas do mês de maio cresceu 2% em relação ao mês de abril em Curitiba. O motivo está relacionado ao Dia das Mães, já que este fator foi mencionado por 95% dos entrevistados, entre consumidores e comerciantes.

O segmento de calçados apresentou um crescimento acima da média: 8%. Os setores de vestuário, supermercados e farmácia também cresceram mais que a média: 4% cada. Os setores de móveis e eletros cresceram 3% em maio.

Se comparado ao mesmo mês de 2013, maio teve um crescimento negativo este ano de 1%.

O valor das compras não habituais do mês ficou em R$ 390, distribuídos entre os segmentos de roupas/acessórios (63%), calçados (33%), utilidades domésticas (11%) e perfumes (10%).

Em comparação com os meses anteriores, o índice de consumidores apreensivos aumentou significativamente, deixando o consumidor curitibano mais pessimista com as compras a curto prazo e cada vez mais cauteloso nas compras a longo prazo.

Expectativa para junho

A expectativa dos comerciantes é que as vendas do mês de junho sejam iguais ou superiores ao mês de maio deste ano. Os fatores que podem contribuir para um possível aumento são os descontos, promoções e liquidações promovidos pela rede de comércio, além do Dia dos Namorados e dos jogos da Copa do Mundo na cidade.

Por outro lado, também há comerciantes alegando que as vendas de junho serão negativas, por causa do aumento da inflação, estagnação do mercado e endividamento dos clientes.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de junho a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP). Os consumidores entrevistados pelo Instituto Datacenso em grupos iguais quanto ao gênero, têm entre 18 e 65 anos e renda familiar mensal entre R$ 1.245 e R$ 6.220.

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