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Pesquisa

Vendas do comércio em maio caem no Paraná

Pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná ao Instituto Data Censo aponta que cautela com inflação freou vendas

As vendas do comércio caíram 1% no Paraná durante o mês de maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O principal fator para a queda foi a cautela dos consumidores diante da resistência da inflação. A informação é de pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) ao Instituto Datacenso e divulgada nesta segunda-feira (10).

Na comparação entre maio e abril deste ano, porém, o comércio registrou alta de 7%. De acordo com a ACP, 76% dos entrevistados citaram o Dia das Mães como motivação para ter gasto ou vendido mais no comércio que no mês anterior. Os setores que tiveram maior crescimento, na comparação entre abril e maio, foram livraria e papelaria (9%) e calçados (8%).

A média das chamadas compras não eventuais, que costumam ocorrer com maior intensidade em datas especiais, como o Dia das Mães, fechou em R$ 352,82. A maior parte desse dinheiro foi destinada à compra de roupas e acessórios (46,3%), calçados (16,8%), utilidades domésticas (8,6%), perfumes (5,3%) e joias e relógios (4,9%).

Conforme os dados apontados pela pesquisa, o pagamento das compras com o cartão de crédito fechou o mês em alta. Em abril, 19% dos pagamento ocorreram com o cartão, já em maio o número foi de 25%. Já a inadimplência se manteve no índice de 5%, que é considerado pela ACP como baixo.

Metodologia

O Instituto Datacenso realizou a sondagem entre os dias 3 e 5 de junho com 400 entrevistados – 200 consumidores e 200 comerciantes. O perfil dos entrevistados é de homens e mulheres entre 18 e 45 anos, com renda familiar mensal entre R$ 1.245 a R$ 3.110.

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