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As vendas do comércio caíram 1% no Paraná durante o mês de maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O principal fator para a queda foi a cautela dos consumidores diante da resistência da inflação. A informação é de pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) ao Instituto Datacenso e divulgada nesta segunda-feira (10).

Na comparação entre maio e abril deste ano, porém, o comércio registrou alta de 7%. De acordo com a ACP, 76% dos entrevistados citaram o Dia das Mães como motivação para ter gasto ou vendido mais no comércio que no mês anterior. Os setores que tiveram maior crescimento, na comparação entre abril e maio, foram livraria e papelaria (9%) e calçados (8%).

A média das chamadas compras não eventuais, que costumam ocorrer com maior intensidade em datas especiais, como o Dia das Mães, fechou em R$ 352,82. A maior parte desse dinheiro foi destinada à compra de roupas e acessórios (46,3%), calçados (16,8%), utilidades domésticas (8,6%), perfumes (5,3%) e joias e relógios (4,9%).

Conforme os dados apontados pela pesquisa, o pagamento das compras com o cartão de crédito fechou o mês em alta. Em abril, 19% dos pagamento ocorreram com o cartão, já em maio o número foi de 25%. Já a inadimplência se manteve no índice de 5%, que é considerado pela ACP como baixo.

Metodologia

O Instituto Datacenso realizou a sondagem entre os dias 3 e 5 de junho com 400 entrevistados – 200 consumidores e 200 comerciantes. O perfil dos entrevistados é de homens e mulheres entre 18 e 45 anos, com renda familiar mensal entre R$ 1.245 a R$ 3.110.

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