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Análise: inflação alta e queda na renda explicam piora do varejo

O cenário atual para o varejo não é tão bom quanto o do ano passado. A inflação alta e uma menor renda real do trabalhador apontam para uma desaceleração no resultado do comércio este ano aponta a economista da Tendências Consultoria Integrada Mariana Oliveira

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Vendas do comércio do Paraná caem 0,2% em fevereiro

As vendas do comércio varejista do Paraná caíram 0,2% fevereiro, informo nesta quinta-feira (11) o IBGE

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As vendas do comércio varejista caíram 0,4% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta quinta-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio fora do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam altas de 0,20% a 3,00%, com mediana de 1,60%.

Na comparação com fevereiro de 2012, as vendas do varejo tiveram baixa de 0,2% em fevereiro deste ano e também ficaram fora das estimativas. Nesse confronto, as projeções variavam de expansão de 1,30% a 6,50%, com mediana de 3,50%. Até fevereiro, as vendas do varejo restrito registram alta de 2,9% no ano e de 7,4% nos últimos 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,7% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda de 1,70% a uma alta de 1,00%, mas a queda foi maior que a mediana projetada, de -0 50%.

Na comparação com fevereiro de 2012, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 1,2% em fevereiro de 2013. Nesse confronto, as projeções variavam de uma expansão de 0,13% e 3 00%, com mediana positiva de 1,70%. No ano, as vendas do comércio varejista ampliado acumularam uma alta de 4,2%, e, em 12 meses, houve aumento de 7,8%.

A queda de 0,4% nas vendas do comércio varejista em fevereiro fez a média móvel trimestral do setor ficar em -0,1% no mês, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. Para o trimestre encerrado em janeiro, a média móvel das vendas no varejo tinha sido de +0,1%.

Queda de 1% em vendas de supermercados

As vendas na atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram um recuo de 1,0% na passagem de janeiro para fevereiro. A queda observada em fevereiro foi a mais intensa desde agosto de 2012, quando as vendas tinham recuado 1,1%. A atividade tem grande peso sobre o total do varejo na PMC.

Em relação a fevereiro de 2012, as vendas dos supermercados recuaram 2,1%, a primeira queda verificada nesse tipo de comparação desde março de 2009 (-0,2%) e a mais intensa desde novembro de 2003 (-2,2%). Segundo o IBGE, o recuo é explicado por uma forte base de comparação, já que as vendas na atividade tinham aumentado 13,3% em fevereiro de 2012, puxadas pelo aumento de 14,13% no salário mínimo. O instituto ressaltou ainda que pode haver influência da inflação nas vendas do setor.

Veículos e motos

As vendas da atividade de veículos e motos, partes e peças recuaram 1,7% na passagem de janeiro para fevereiro, influenciando negativamente o resultado do varejo ampliado no período (-0,7%), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já atividade de material de construção registrou alta de 0,7% no volume vendido no segundo mês do ano.

Na comparação com fevereiro de 2012, a atividade de veículos teve aumento de 3,2%, enquanto a de material de construção registrou aumento de 4,4%. Como resultado, as vendas do varejo ampliado se expandiram 1,2%.

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