• Carregando...
 |
| Foto:

As vendas do comércio varejista em setembro tiveram alta de 0,4% em relação ao verificado em agosto, quando tinham aumentado em 1,2%, divulgou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticao (IBGE). Em agosto, o comércio havia registrado a primeira alta após dois meses de queda seguida.

INFOGRÁFICO: Veja a situação das vendas no comércio brasileiro no mês de setembro

Com o resultado de setembro, o volume de vendas têm a segunda alta consecutiva. Na comparação com 2013, o varejo teve alta de 0,5%, mas o porcentual de crescimento no mês foi o menor desde 2004. No Paraná, após três meses de retração, as vendas do comércio cresceram 1,2%.

No acumulado dos nove primeiros meses de 2014, os desempenhos nacional e paranaense acumulam crescimento de 2,6% e 2,5%, respectivamente. A taxa em 12 meses encerrada no mês passado teve expansão de 3,4% no país e de 4,3% no Paraná.

O desempenho no mês ficou igual ao esperado por analistas ouvidos pela Bloomberg (0,40% contra agosto), mas abaixo do esperado para a comparação com o ano anterior (alta de 0,70%). Embora tenha registrado alta em todas as bases de comparação, o crescimento das vendas apresenta desaceleração em relação ao observado em anos anteriores.

A gerente da coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Juliana Vasconcellos, disse que, a despeito da alta, as vendas estão menos robustas por causa da inflação persistente, renda em desaceleração e crédito menos abundante.

Destaques

O chamado varejo simples, que não inclui veículos e material de construção, cresceu de agosto para setembro em quatro das oito atividades pesquisadas pelo IBGE. Os destaques foram móveis e eletrodomésticos (1,8%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,2%), combustíveis e lubrificantes (0,7%) e artigos farmacêuticos (0,4%). A maioria desses itens teve variação de preço abaixo da inflação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]