Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Vendas no varejo caem 4,8% em abril no Japão

Esse foi o primeiro resultado mensal completo após a forte contração que ocorreu no país após o terremoto de 11 de março

As vendas no varejo do Japão caíram 4,8% em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou o Ministério da Economia, Comércio e Indústria. Esse foi o primeiro resultado mensal completo após a forte contração que ocorreu no país após o terremoto de 11 de março. A queda foi em boa parte provocada pelas vendas de automóveis, que diminuíram 38% na mesma base de comparação.

De acordo com o ministério, as vendas de vestuário subiram 4,5%, enquanto as de máquinas caíram 9,6% e as de combustíveis aumentaram 1,0%. As vendas de grandes varejistas tiveram queda de 1,9%, depois de contabilizada uma mudança no número de lojas. O dado de março foi revisado para uma baixa de 8,3% ante março de 2010.

Inflação

O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão teve alta de 0,6% em abril, em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou o governo. Este é o primeiro aumento registrado em mais de um ano. O resultado coincide com a mediana das previsões dos economistas. Em março, houve queda anual de 0,1% nos preços dos itens que compõem o núcleo da inflação no Japão.

Na região metropolitana de Tóquio, o núcleo do CPI referente a maio apresentou elevação de 0,1% em termos anuais. Este é o segundo mês consecutivo de alta. Em abril, a alta foi de 0,2%. A mediana das expectativas para o núcleo de CPI de maio em Tóquio era de 0,2%. No Japão, o núcleo do índice de preços ao consumidor exclui alimentos, mas inclui preços de energia. As informações são da Dow Jones.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.